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dc.contributor.advisorPinho, José Antônio Gomes de-
dc.contributor.authorDourado, Cristiane Serra Vilela-
dc.creatorDourado, Cristiane Serra Vilela-
dc.date.accessioned2017-03-21T18:09:06Z-
dc.date.available2017-03-21T18:09:06Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.date.submitted2016-11-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21717-
dc.description.abstractDesde que conquistaram o mercado de trabalho fora do lar, as mulheres começaram a disputar bons empregos. Elas vêm consolidando a sua trajetória profissional com dedicação, esforço e abnegação, enquanto tentam equilibrar trabalho e vida familiar. Ocorre que os melhores anos para a construção da carreira coincidem com os ideais para ter filhos. Não obstante, ao engravidar, muitas delas ponderam se é válido o retorno ao trabalho após a licença maternidade e abdicar da participação ativa na educação de um ser que exige aprendizados complexos. Diante deste cenário, elas veem no empreendedorismo o caminho para ter flexibilidade de horários em uma opção de carreira que promova maior equilíbrio na administração de suas multitarefas. Em geral, essas mulheres têm recursos financeiros limitados para investimento em ponto físico e capital inicial. Nesse contexto, o principal objetivo dessa dissertação é analisar como o comércio eletrônico tem se constituído uma importante ferramenta utilizada pelas mães empreendedoras para divulgar e vender seus produtos e serviços e tornar seus negócios viáveis. Como metodologia utilizada foi aplicado um estudo de caso holístico com uma rede de mães empreendedoras em destaque no Brasil. Para obtenção dos dados analisados foram feitas entrevistas com mulheres participantes daquela rede. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber a importância do comércio eletrônico como meio de inclusão socioeconômico para mulheres que optam por uma nova carreira no empreendedorismo. Apresentam-se, adicionalmente, duas Tecnologias Sociais que se apresentam como aliados no processo de fomento ao empoderamento da mulher através do empreendedorismo materno.pt_BR
dc.description.abstractSince women conquered the labor market outside home, they began to compete for better jobs. They have been consolidating their career with dedication, effort and self-sacrifice, while they try to balance work and family life. On the other side, the best years for the development of the professional career coincide with the ideal years to have children. However, once pregnant, many women are considering whether it is valid returning to work after maternity leave, and give up the active participation in the education of their children who require complex learning. In this scenario, they see the entrepreneurship as a way to have flexible schedules at a career option that promotes greater balance in managing their multi-tasking. In general, these women have limited financial resources to invest in a commercial point and initial capital. In this context, the main objective of this dissertation is to analyze how ecommerce has been an important tool used by enterprising mothers to promote and sell their products and services, and make their business viable. It was used, as methodology, a holistic case study applied with a group of enterprising mothers highlighted in Brazil. To get the data analyzed were made interviews with women participants of that network. Among the results obtained from the research, it was possible to realize the importance of e-commerce as a mean of socio-economic inclusion for women who opt for a new career in entrepreneurship. In addition, it will present two social technologies that are as allies in the development process to the empowerment of women through maternal entrepreneurship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo Maternopt_BR
dc.subjectMães Empreendedoraspt_BR
dc.subjectMarketing Digitalpt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectMaternal Entrepreneurshippt_BR
dc.subjectMompreneurspt_BR
dc.subjectDigital Marketingpt_BR
dc.subjectE-Commercept_BR
dc.titleEmpreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mãespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPinho, José Antônio Gomes de-
dc.contributor.refereesCoelho Neto, Ernani-
dc.contributor.refereesSacramento, Ana Rita Silva-
dc.contributor.refereesPaula, Sueli Carvalho Santana de-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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