Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2154
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Algumas considerações acerca do processo de viver humano de técnicos(as) de enfermagem recém-admitidos(as) em um hospital escola
Other Titles: Texto & Contexto Enfermagem
Authors: Magalhães, Zídia Rocha
Matos, Eliane
Gonçalves, Jadete Rodrigues
Moreira, Leocarlos Cartaxo
Gonçalves, Leonor
Espinoza, Lita Moore
Salum, Nádia Chiodelli
Cartana, Maria do Horto
metadata.dc.creator: Magalhães, Zídia Rocha
Matos, Eliane
Gonçalves, Jadete Rodrigues
Moreira, Leocarlos Cartaxo
Gonçalves, Leonor
Espinoza, Lita Moore
Salum, Nádia Chiodelli
Cartana, Maria do Horto
Abstract: O estudo pretendeu compreender o processo de viver humano de técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em instituições de saúde na perspectiva de apreender a sua realidade, buscando através da discussão coletiva construir espaços que propiciassem o viver saudável. A metodologia contemplou princípios da pesquisa ação participante e incluiu entrevista individual e reflexão focal em grupo. Dez técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em hospital universitário participaram do estudo. Concluiu que a oportunidade de discutir aspectos concretos do cotidiano de trabalho na perspectiva de um viver saudável, o encontro com o outro, a possibilidade de dividir angústias e buscar caminhos para a mudança foram aspectos da participação na pesquisa considerados positivos. Assim, o(a)s participantes saem fortalecidos do processo e entendem que não estão sozinhos nesta caminhada. Seus anseios, seus medos, seus sonhos são partilhados no processo, quando encontram parceiros desta mesma jornada.
Keywords: Recursos humanos de enfermagem no hospital. Satisfação no emprego. Hospitais universitários.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2154
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.