Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2154
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Algumas considerações acerca do processo de viver humano de técnicos(as) de enfermagem recém-admitidos(as) em um hospital escola |
Other Titles: | Texto & Contexto Enfermagem |
Authors: | Magalhães, Zídia Rocha Matos, Eliane Gonçalves, Jadete Rodrigues Moreira, Leocarlos Cartaxo Gonçalves, Leonor Espinoza, Lita Moore Salum, Nádia Chiodelli Cartana, Maria do Horto |
metadata.dc.creator: | Magalhães, Zídia Rocha Matos, Eliane Gonçalves, Jadete Rodrigues Moreira, Leocarlos Cartaxo Gonçalves, Leonor Espinoza, Lita Moore Salum, Nádia Chiodelli Cartana, Maria do Horto |
Abstract: | O estudo pretendeu compreender o processo de viver humano de técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em instituições de saúde na perspectiva de apreender a sua realidade, buscando através da discussão coletiva construir espaços que propiciassem o viver saudável. A metodologia contemplou princípios da pesquisa ação participante e incluiu entrevista individual e reflexão focal em grupo. Dez técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em hospital universitário participaram do estudo. Concluiu que a oportunidade de discutir aspectos concretos do cotidiano de trabalho na perspectiva de um viver saudável, o encontro com o outro, a possibilidade de dividir angústias e buscar caminhos para a mudança foram aspectos da participação na pesquisa considerados positivos. Assim, o(a)s participantes saem fortalecidos do processo e entendem que não estão sozinhos nesta caminhada. Seus anseios, seus medos, seus sonhos são partilhados no processo, quando encontram parceiros desta mesma jornada. |
Keywords: | Recursos humanos de enfermagem no hospital. Satisfação no emprego. Hospitais universitários. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2154 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.