Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.authorAlmeida, Poliana Carvalho de-
dc.creatorAlmeida, Poliana Carvalho de-
dc.date.accessioned2017-02-17T18:55:51Z-
dc.date.available2017-02-17T18:55:51Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.date.submitted2016-10-26-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21473-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar os processos de elaboração de justificativas de gosto musical. O referencial teórico inscreve-se no campo da Filosofia (Estética) e da Sociologia da Música, levando em conta a complexidade da difusão e recepção da música pós-Indústria Cultural e das relações entre corpo e experiência estético-musical. O problema abordado nasce de questionamentos sobre a validade do gosto musical das massas e, em especial de jovens não músicos. A questão de pesquisa é: como jovens estudantes elaboram suas justificativas de gosto e preferência musical? Serão analisadas (análise de conteúdo) justificativas de preferência de estudantes do Ensino Médio, coletadas em registros de atividades de apreciação musical realizadas em turmas do 1º ano do Ensino Médio, no período de 2007 a 2013, na disciplina Artes/Música. Este trabalho traz como dados de pesquisa a caracterização do repertório musical de preferência dos estudantes no ano de 2013, antecedido por dois quadros teóricos cujos eixos são a Estética e a Sociologia da Música, e uma cartografia das justificativas de gosto musical dos estudantes, fundamentada no pensamento de Deleuze e Guattari, procurando assim verificar a hipótese de que justificativas de preferências musicais, independente do tipo de música a que se referem, seguem estruturas de pensamento elaboradas a priori, ou a posteriori, por isso, tais justificativas se equivalem e se anulam não sendo capazes de comunicar a significação da experiência musical. Assim, o julgamento musical de um “leigo” é tão válido quanto o julgamento musical de um músico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research project aims to investigate the elaboration process justification of musical taste. The theoretical framework falls within the field of Philosophy (Aesthetics) and Sociology of Music, taking into account the complexity of the music diffusion and reception post Cultural Industry and the relationship between body and aesthetic-musical experience. The problem discussed is born of questions about the validity of the musical tastes of the masses, especially young no musicians. The research question is: how young students prepare their justifications of taste and musical preference? Will be analyzed (content analysis) the high school students justifications preference collected in the registers of music appreciation classes held in the 1st year of high school in the period 2007-2013, in the discipline Arts / Music activities. This work brings as preliminary research data to characterize the repertoire of students' preference in 2013 preceded by two theoretical frameworks whose axes are the Aesthetics and Sociology of Music, thus seeking to verify the hypothesis that justification of musical preferences, independent the type of music to which they refer, follow structures of thought elaborate a priori (music history, music theory, etc.) or a posteriori (connection to feelings and sensory experiences), so such justifications are equalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectGosto musicalpt_BR
dc.subjectEducação estéticapt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectMusical tastpt_BR
dc.subjectAesthetic educationpt_BR
dc.titleO Corpo, o gosto e a experiência estética:uma cartografia das justificativas de preferência musical de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBiriba, Ricardo Barreto-
dc.contributor.refereesConrado, Amélia Vitória Souza-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poliana Almeida Tese Versão Final.pdf910,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.