Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Natalia | - |
dc.creator | Ribeiro, Natalia | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T19:15:17Z | - |
dc.date.available | 2017-02-15T19:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21438 | - |
dc.description.abstract | Essa investigação se desenvolve sobre a poética (processo criativo) na dança digital, expressão aqui proposta para caracterizar a dança que interage com a tecnologia codificada em linguagem digital. Os entendimentos de poética de Aristóteles (1987) e de Luigi Pareyson (1997) são orientadores para pensar uma poética de Dança, a partir das contribuições de Laurence Louppe (2012) e de Fabiana Britto (2011), no intuito de identificar pressupostos poéticos na dança digital, assumindo que eles podem ser provisórios, inacabados e relativos. Ao estudo sobre o contexto desse modo de fazer dança, referenciado por Dorotea Bastos (2013), Gretchen Schiller (2003) e Allegra Fuller Snyder (1964), foram agregadas as informações pesquisadas em sites que possibilitam conhecer artistas e trabalhos. Para dialogar com a discussão, sobre as tecnologias que funcionam como materiais de criação, utilizou-se as críticas de Villian Flusser (1985) e os esclarecimentos de Lev Manovich (2001). Em virtude da observação da prática de alguns artistas, instaurou-se uma reflexão a respeito das reverberações que essa dança proporciona, como a expansão do entendimento de movimento e a transladação dialética do corpo para um corpo digitalizado, o duplo digital (DIXON, 2007). Essa análise alude para a elaboração da imagem em Dança, trazendo aspectos do visual (DOMÈNECH, 2011), como uma imagemtologia – termo proposto por essa dissertação, que seria a lógica de composição dos elementos de visualidade cênica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Dança Digital | pt_BR |
dc.subject | Pressupostos | pt_BR |
dc.subject | Duplo Digital. | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | Poética na dança digital: processos e reverberações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Castro, Fátima Campos Daltro de | - |
dc.contributor.referees | Barata, Danillo | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO NATALIA PINTO DA ROCHA RIBEIRO.pdf | 169,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.