Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Anderson Marinho da-
dc.creatorSilva, Anderson Marinho da-
dc.date.accessioned2017-02-13T16:11:52Z-
dc.date.available2017-02-13T16:11:52Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherCDU – 75 (813.8)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21408-
dc.description.abstractNesta pesquisa, propõe-se a estudar sistematicamente a obra artística de Manoel Ignácio de Mendonça Filho, detendo-se na pintura de paisagem marinha e o seu entendimento através da formação do pintor e de sua interação com os interesses da época, assim como sua atuação na diretoria da Escola de Belas Artes da Bahia e suas consequências para a renovação do ensino da arte nesta instituição. Nesse sentido, analisa-se, formal e historicamente, a pintura de marinha de Mendonça Filho, bem como se observa a gestão desse artista na direção da EBA, enfatizando sua política de valorização e melhoria do ensino das Artes. Adotam-se os métodos histórico, comparativo, dedutivo e o regressivo de Bloch, retornando até o século XVII, em que a pintura de marinha aparece desvinculada, como motivo independente, e chegando até a primeira metade do século XX, desenvolvendo a análise e síntese sobre a produção com a temática marinha na Bahia. Para tanto, utilizam-se documentos pertencentes ao Arquivo Histórico da EBA/UFBA, periódicos das bibliotecas e acervos públicos. Fontes primárias, jornais da época e entrevistas foram analisados, contextualizando sua produção artística e estabelecendo relações com a época, identificando elementos comuns à sua contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractOn this research, it is proposed to systematically study the artistic work of Manoel Ignácio de Mendonça Filho, pausing in seascape painting and its understanding through his education and interaction with the interests of the time, as well as his performance at Bahia’s School of Fine Arts and its consequences for the renewal of art teaching in this institution. So, it analyzes, formal and historically Mendonça Filho’s marine paintings, as well as it’s observed the artist’s management at the “EBA” guidance, emphasizing his valuation policy and improvement of the arts education. Are adopted the historic, comparative, deductive and regressive methods of Bloch, coming back to the seventeenth century, when the marine painting appears unrelated, as an independent reason, and coming to the first half of the twentieth century, developing the analysis and synthesis about the production with the marine thematic in Bahia. Therefore, are used documents belonging to the historical archive of “EBA/UFBA”, periodicals from libraries and public collections. Primary sources, newspapers from those times and interviews were analyzed, contextualizing the artistic production and establishing the relations with the time, identifying common elements with the contemporaneity.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEXpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectMendonça Filho, Manoel Ignácio dept_BR
dc.subjectPinturas marinhaspt_BR
dc.titleManoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAvancini, José Augusto Costa-
dc.contributor.refereesParaíso, Juarez Marialva Tito Martins-
dc.contributor.refereesFreire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Artept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa ... sumário.pdfCapa... sumário332,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1 Introdução.pdfIntrodução88,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf252,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO391,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6 Artista e Gestor.pdf6 Artista e Gestor403,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7 Considerações Finais.pdf7 Considerações Finais161,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Referências e Anexos.pdfReferências e Anexos1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.