Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21403
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Protótipo de um robô móvel de baixo custo para uso interdisciplinar em cursos superiores de Engenharia e Computação
Autor : Silva, Sergio Ricardo Xavier da
metadata.dc.creator: Silva, Sergio Ricardo Xavier da
Resumen : Atualmente é crescente o uso de novas tecnologias para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em diversas partes do mundo. Neste contexto, a Robótica Educacional tem mostrado notáveis progressos em diversos contextos educacionais. Apesar da utilidade e da versatilidade dessa ferramenta educacional, ela ainda não é utilizada em larga escala em nosso país. O presente trabalho descreve o projeto e a implementação de um kit de robótica educacional de baixo custo voltado às Universidades brasileiras, em especial, aos cursos de engenharia e computação. Para alcançar tais objetivos, foram realizados estudos comparativos entre diferentes kits robóticos comercializados no mercado no intuito de mensurar os custos associados e avaliar os recursos de hardware e software necessários ao desenvolvimento do projeto para uso efetivo em sala de aula. A análise desses requisitos norteou a concepção e o desenvolvimento do kit de robótica educacional denominado Tesla. Este trabalho fornece uma descrição completa de todos os componentes de hardware e software e um manual passo a passo acerca da construção e programação do robô Tesla
Palabras clave : Robótica
Robótica Móvel
Tecnologia Educacional
Robótica na Educação
metadata.dc.subject.cnpq: Sistemas mecatrônicos
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mecatrônica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21403
Fecha de publicación : 10-feb-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGM)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.