Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21377
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do volume cerebral e cerebelar em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva de etiologia chagásica e não chagásica através de ressonância magnética craniana em Salvador (Bahia, Brasil)
Autor : Gonçalves, Beatriz Martinelli Menezes
metadata.dc.creator: Gonçalves, Beatriz Martinelli Menezes
Resumen : A Doença de Chagas (DC) é a sexta maior infecção tropical do mundo, responsável pela morte de aproximadamente 10.000 pessoas por ano. Estudos cognitivos com pacientes acometidos por DC têm demonstrado a presença de acometimentos neurológicos centrais, não apenas associados à complicação por insuficiência cardíaca (IC). Essas alterações cognitivas podem ser identificadas a partir das diferenças anatômicas presentes no cérebro desses pacientes, inferidas a partir do estudo da ressonância magnética (RM) craniana. Objetivos: Comparar o volume cerebral e cerebelar de pacientes com IC chagásica e IC por outras etiologias, e identificar possíveis preditores de atrofia cerebral e cerebelar. Metodologia: A RM desses pacientes foi analisada pelo software MRIcro versão 1.40. Atrofia foi definida pela proporção entre o volume cerebral e cerebelar, respectivamente, e o volume intracraniano. Foram realizadas análises uni e multivariadas em regressão linear para avaliar possíveis preditores de diferenças de volume e atrofia. Resultados: Foram estudados 150 pacientes, 75 com ICC chagásica e 75 com IC por demais etiologias. Em relação aos preditores: há um decréscimo de volume cerebral e cerebelar com a idade, e homens possuem maior volume cerebral e cerebelar do que mulheres. Ter doença arterial coronariana é um preditor de atrofia cerebral e cerebelar e quanto maior a fração de ejeção, menos atrofia cerebral. Doença de Chagas não se mostrou como preditor de atrofia cerebral ou cerebelar, apesar de estar associado com alterações de volume. Conclusão: Doença de Chagas não é um preditor de atrofia cerebral ou cerebelar.
Palabras clave : Doença de Chagas
Insuficiência cardíaca
Sistema Nervoso Central
Aatrofia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21377
Fecha de publicación : 8-feb-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Beatriz Martinelli Menezes Gonçalves.pdf8,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.