Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21202
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Padrões de Competências em Informação: uma análise comparativa dos indicadores, direcionada a avaliação de Competências Infocomunicacionais e Info-Midiáticas
Authors: Jesus, Luís Carlos Batista de
metadata.dc.creator: Jesus, Luís Carlos Batista de
Abstract: No contexto da sociedade da informação, onde a criação e a disseminação da informação estão em sua essência, somadas à mudança global na educação superior para formar cidadãos para o século XXI, percebe-se a exigência de novas competências, que incluem múltiplas alfabetizações, a exemplo da competência Info-midiática e as Infocomunicacionais, que são expansões da Competência em Informação. Esse contexto levou à reflexão sobre verificação da atualização e aplicação dos padrões de competência para atender de maneira satisfatória à realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem de caráter qualitativo, que teve como objetivo principal analisar os indicadores propostos pelos padrões de Competências em Informação derivados da ACRL/ALA (2000) e verificar se estes permitem mensurar as “novas” competências (Infocomunicacional e Infomidiática) demandadas no cenário Brasileiro. Dividiu-se em duas etapas: a primeira tratou do levantamento e análise do material bibliográfico que fundamentou as bases teóricas acerca do tema e a segunda de caráter documental, busca, seleção e análise documental e de conteúdo dos padrões de Competências em Informação selecionados. A revisão destes padrões permitiu identificar não só as diferenças e semelhanças, mas também apontar a necessidade de aprimoramento de seus indicadores, para contemplar aspectos que não foram pensados ou levados em consideração na realidade em que se deu sua elaboração.
ABSTRACT In the context of the information society, where the creation and dissemination of information are in their essence, added to global change in higher education to form citizens for the twenty-first century, the need for new skills is perceived, which includes multiple literacies, for example, Infomedia and infocommunication literacy, which are expansions of Information literacy. This context led to reflection about the verification of the upgrade and application of the competency standards to attend satisfactorily to the Brazilian reality. This is an applied research with a qualitative approach, which had as the main goal to analyze the proposed indicators by evaluation standards of Information Literacy studied and present an analytical model that allows identifying if the studied standards allow measuring the "new" skills (infocommunication literacy and Info-Media Literacy) demanded in the Brazilian scenario. It was divided into two stages: the first treated the survey and analysis of bibliographic material that justified the theoretical basis of the topic and the second of the documentary character, search, selection and document and content analysis of the standards competence analyzed. A review of these standards identified not only the differences and similarities, but also point out the need to improve its indicators to contemplate aspects that were not thought of or considered in the reality of their preparation.
Keywords: Padrões de competência em informação
Avaliação de competência em informação
Competência infocomunicacional e info-midiática
Information literacy standards
Infocommunication literacy and info-media literacy
Information literacy assessment
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICI/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21202
Issue Date: 13-Jan-2017
Appears in Collections:Dissertação (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luís Carlos Batista de Jesus - Dissertacao.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.