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Tipo: Dissertação
Título: Corpo, dança e letras: um estudo sobre a cena musical do pagode baiano e suas mediações
Autor(es): Chagas, Ledson
Autor(es): Chagas, Ledson
Abstract: Esta dissertação é um estudo descritivo da cena musical do pagode baiano na cidade de Salvador. A noção de matriz cultural, proposta por Jesús Martín-Barbero, foi utilizada como enquadramento teórico para pensar a corporeidade desenvolvida em danças africanas e afro-brasileiras que, parcialmente, nutrem a dança característica do pagode baiano, dança essa que, enquanto produção de dançarinos/nas em bandas, fundamenta-se nas competências de recepção do grupo social de onde emerge seu público predominante, em uma relação circular de comunicação. O estudo descreve a trajetória de produção do gênero musical pagode baiano imerso na ambientação midiático-massiva soteropolitana, e apresenta os percursos das duas vertentes de letras das suas canções, a primeira de temática sexual, na qual se buscou suas bases em expressões populares sexual-humorísticas cotidianas, e a vertente de temática social, a qual foi interpretada como surgida em um contexto de aumento da violência urbana em Salvador e no Estado da Bahia. Em plano sincrônico, por sua vez, buscou-se descrever também o consumo dessa produção em variados espaços urbanos da cidade de Salvador, nos quais não se realiza shows ou eventos, bem como também foi descrito seu consumo em espaços de show. O estudo apresenta também respostas de 20 entrevistados/das contatados/das nesses espaços de show, através das quais se buscou, dentro das limitações possíveis, conhecer e visibilizar suas perspectivas acerca do gênero musical que consomem e das questões que lhe são atribuídas.
This master’s degree thesis is a descriptive study about the pagode baiano’s music scene in Salvador city. The notion of cultural matrix, proposed by Jesús Martín-Brabero, was used as a theoretical framework for thinking the corporeality developed in African and Afro-Brazilian dances that, partially, nourish the pagode baiano’s dance, the latter, as dancer’s production, based on the reception competences of the social group of consumers, in a circular relation of communication. The study describes the pagode baiano’s production trajectory embedded in the soteropolitan massmedia ambient, and presents the two strands of song lyrics developed: the first, of sexual content, in which the study searched it’s basis on popular sexual-humoristic expressions, and the second, of social commentary, that this study comprehends as arisen in a context of rising of urban violence in Salvador and Bahia. By a synchronic approach, on the other hand, the study described the consumption of this production in different urban spaces of Salvador city, some with and some without musical concerts/shows. The study also presents answers of 20 consumers contacted in these spaces of shows, through which it tries to know and presents their perspectives about the music genre they consume and about the questions attributed to it.
Palavras-chave: pagode baiano
dança
corporeidade
matrizes culturais afro-brasileiras
cultura midiático-massiva soteropolitana
CNPq: Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: PÓSCULTURA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20890
Data do documento: 19-Out-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)



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