Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20489
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aspectos gerais da Síndrome do X-Frágil: principal causa hereditária de retardo mental
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Gómez, Marcela Kelly Astete
Acosta, Angelina Xavier
Autor(es): Gómez, Marcela Kelly Astete
Acosta, Angelina Xavier
Abstract: Existe uma grande necessidade de divulgar informações sobre a Síndrome do X-frágil (SXF), não só para as famílias, mas principalmente para os profissionais da área de saúde. A SXF é considerada a principal causa hereditária e a segunda etiologia genética de retardo mental (RM). O indivíduo acometido pela SXF apresenta uma mutação no gene FMR-1 (Fragile Mental Retardation 1), localizado no cromossomo X. Além do RM, as principais características são: face alongada, orelhas grandes e macroorquidia. O tratamento atual disponível requer uma abordagem multidisciplinar, podendo combinar atendimentos terapêuticos, educação especial e uso de medicamentos de acordo com as necessidades específicas de cada portador. A SXF vem merecendo grande atenção, não apenas por sua prevalência, mas também pelas peculiaridades de sua transmissão e por distúrbios a ela associados. É de grande importância a identificação das famílias nas quais os alelos estão se segregando na forma de pré-mutação, para melhor orientação no aconselhamento genético
Palavras-chave: Síndrome do X-Frágil.
Região 5’UTR - FMR1.
Retardo mental.
País: Brasil
Citação: GÓMEZ, M. K. A.; ACOSTA, A. X. Aspectos gerais da Síndrome do X-Frágil: principal causa hereditária de retardo mental. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n.2, p.197-203, mai./ago. 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20489
Data do documento: Mai-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8_v.6_2.pdf60,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.