Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.authorRibeiro, Josete Bispo-
dc.creatorRibeiro, Josete Bispo-
dc.date.accessioned2016-09-09T17:50:54Z-
dc.date.available2016-09-09T17:50:54Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.date.submitted2016-03-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20299-
dc.description.abstractEsta investigação estuda a funcionalidade dos jogos digitais como instrumentos pedagógicos voltados para promover aprendizagem colaborativa em segurança pública. Para isso, focalizou a abordagem sobre os jogos do tipo Role Playing Game (RPG), para construir uma aplicação pedagógica, numa versão digital, denominada RPG Digital PMBA, voltada para utilização nos processos instrucionais da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Identificou-se uma representação virtual e operabilidade lógica mais adequada à apresentação de ocorrências policiais militares, que, face à perspectiva decisória, promovessem nos profissionais policiais militares aperfeiçoamento de competências profissionais inerentes ao seu modus operandi. Este instrumento pedagógico, construído colaborativamente entre analistas cognitivos e especialistas em segurança pública, foi aplicado para teste de efetividade com os policiais militares do Batalhão Especializado de Polícia Turística (BEPTUR), unidade operacional vinculada à PMBA. Por se tratar de uma pesquisa aplicada, foram realizados experimentos reais, através de simulações virtuais de ocorrências policiais militares similares, em conteúdo especifico e narrativas usuais, àquelas encontradas no campo de atuação natural dos sujeitos da comunidade de prática. Considerando trata-se de uma investigação sobre tecnologias educativas, utilizou-se da abordagem metodológica Design Based Research (DBR), como método de pesquisa e dos pressupostos da Praxiologia, como concepção epistemológica, tendo em vista a indissociável relação formativa e instrucional entre o conhecimento teórico e a experiência prática, típica de profissionais da área de segurança pública.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This investigation studies the funcionality of digital games how pedagogical instrument to promove collaborate knowledge in public security. Then, the focused approach about the games how role playing games (RPG), to build one pedagogical application, in a digital version, meaning RPG PMBA digital, to use instructions process of military police of Bahia (PMBA). It identified a virtual representation and logic operation more appropriate to submit police reports that, given operative perspective, to promote improvement of professional competencies inherents to yours. This pedagogical tool built collaboratively between cognitive analysts and public security experts, was applied to effectiveness test with militaries polices of special touristic police group (BEPTUR), operation linked to the PMBA, because it is an applied research, real experiments were performed through virtual simulations of similar military police reports, on specific content and the usual narratives, those found in the natural field of activity of the subjects of the community practice. Whereas it is a research on educational technology was used the methodological approach (DBR), as research method and praxeology of assumptions, such as epistemological conception, in view of the indissoluble training and institutional relationship between theoretical knowledge and practical experience, typical public stafety professionals area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPG digital PMBApt_BR
dc.subjectAplicação pedagógicapt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectBatalhão Especializado em Polícia Turísticapt_BR
dc.subjectPedagogical applicationpt_BR
dc.subjectPublic securitypt_BR
dc.subjectSpecial touristic police grouppt_BR
dc.titleRPG Digital e Segurança Pública: uma proposta de aplicação pedagógica para instrução policial militarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesXanthopoylos, Stavros Panagiotis-
dc.contributor.refereesSouza, Josemar Rodrigues de-
dc.contributor.refereesSilva Júnior, Dequex Araújo-
dc.contributor.refereesBoaventura, Edivaldo Machado-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese JOSETE BISPO RIBEIRO.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.