https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20086
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bacelar, Vera Lúcia da Encarnação | - |
dc.contributor.author | Silva, Aline Santana Oliveira da | - |
dc.creator | Silva, Aline Santana Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-19T18:38:49Z | - |
dc.date.available | 2016-08-19T18:38:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20086 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma investigação acerca dos processos interativos entre crianças de diferentes idades quando inseridas em uma turma de creche, considerando as contribuições das interações para o desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos, tendo como objetivo principal analisar a dinâmica das relações que as crianças estabelecem com seus pares numa creche e as contribuições dessas interações para o desenvolvimento das crianças. Para contemplar os anseios e interesses da investigação, optei por uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica. As técnicas utilizadas foram: Registros escritos em um Diário de Campo e Registros fotográficos. Conceitualmente, esse estudo foi referendado nos seguintes autores: Vygotsky (1998), Ariés (1981), Kramer (1986, 2007, 2011), Kuhlmann (1998), Sarmento (2000, 2007), Corsaro (2009, 2011), Brougére (2000), Borba (2007, 2009), dentre outros. Os resultados obtidos através da análise de dados demonstram que, como ser social que é, a criança exerce a capacidade que possui de se relacionar com o outro, sendo que, a partir das trocas recíprocas estabelecidas com seus companheiros mais ou menos experientes criam seus próprios mundos sociais, sua cultura de pares, e nelas se apoiam para manifestar seus interesses e necessidades. Ao compartilhar os conhecimentos e experiências que possui, a criança auxilia na constituição do outro, ao tempo em que também têm acesso a outras culturas, e dela adquire novas e significativas aprendizagens. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interações sociais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Uma turma, várias idades: sinfonia das relações numa creche | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Joselita Alves de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.