Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gramacho, Regina Lúcia de Araújo | - |
dc.contributor.author | Santos, Renata Maltez dos | - |
dc.creator | Santos, Renata Maltez dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T18:15:20Z | - |
dc.date.available | 2016-08-04T18:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19979 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tratou sobre práticas prazerosas de leituras a partir do acervo do PNBE 2014 em uma turma de grupo 5 de um CMEI da Rede Municipal na cidade de Salvador. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: Que fazem as crianças da Educação Infantil, do grupo 5, da leitura de livros do acervo PNBE 2014 - e que pode contribuir para a defesa de que o livro não deve ser pretexto na sua educação? Tendo como objetivo geral: inserir no debate sobre mobilização e uso do acervo do PNBE 2014, da Educação Infantil, considerações na defesa de que ele, o acervo, não é pretexto, mas texto na educação de crianças do Grupo 5. E objetivando especificamente dois pontos: 1) investigar como a diversidade temática do acervo contribui para reflexão das questões que rodeiam o universo infantil; e 2) como a leitura literária potencializa o desenvolvimento linguístico das crianças. Este tema é de muita relevância, visto que, o que é percebido nas escolas, é que, muitas vezes, a Literatura Infantil é utilizada como pretexto para iniciar alguma atividade de conteúdo curricular, ao invés do texto, que é o que realmente deveria ser significativo. A pesquisa foi realizada na turma que eu era professora em 2015, composta por 21 alunos que ficavam em período integral. Foi feita uma pesquisa qualitativa inspirada na Etnopesquisa Crítica e multirreferencial, em que eu utilizei. três dispositivos de coleta de informações: observação participante, imagens, e diário de pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PNBE 2014 | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | Práticas prazerosas de leitura a partir do acervo do PNBE 2014 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|