Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGramacho, Regina Lúcia de Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Renata Maltez dos-
dc.creatorSantos, Renata Maltez dos-
dc.date.accessioned2016-08-04T18:15:20Z-
dc.date.available2016-08-04T18:15:20Z-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19979-
dc.description.abstractA pesquisa tratou sobre práticas prazerosas de leituras a partir do acervo do PNBE 2014 em uma turma de grupo 5 de um CMEI da Rede Municipal na cidade de Salvador. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: Que fazem as crianças da Educação Infantil, do grupo 5, da leitura de livros do acervo PNBE 2014 - e que pode contribuir para a defesa de que o livro não deve ser pretexto na sua educação? Tendo como objetivo geral: inserir no debate sobre mobilização e uso do acervo do PNBE 2014, da Educação Infantil, considerações na defesa de que ele, o acervo, não é pretexto, mas texto na educação de crianças do Grupo 5. E objetivando especificamente dois pontos: 1) investigar como a diversidade temática do acervo contribui para reflexão das questões que rodeiam o universo infantil; e 2) como a leitura literária potencializa o desenvolvimento linguístico das crianças. Este tema é de muita relevância, visto que, o que é percebido nas escolas, é que, muitas vezes, a Literatura Infantil é utilizada como pretexto para iniciar alguma atividade de conteúdo curricular, ao invés do texto, que é o que realmente deveria ser significativo. A pesquisa foi realizada na turma que eu era professora em 2015, composta por 21 alunos que ficavam em período integral. Foi feita uma pesquisa qualitativa inspirada na Etnopesquisa Crítica e multirreferencial, em que eu utilizei. três dispositivos de coleta de informações: observação participante, imagens, e diário de pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNBE 2014pt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titlePráticas prazerosas de leitura a partir do acervo do PNBE 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia para biblioteca.pdfMONOGRAFIA COMPLETA2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.