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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.authorSouza, Lucineide Passos de Souza-
dc.creatorSouza, Lucineide Passos de Souza-
dc.date.accessioned2016-08-03T18:11:31Z-
dc.date.available2016-08-03T18:11:31Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.date.submitted2016-06-14-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19972-
dc.description.abstractPráticas monológicas e dialógicas na creche: é a conversa que deve rodar tratou da investigação realizada em uma Creche do município de Candeias que se propôs a compreender as práticas de linguagem nas rodas de conversa do grupo 3. A discussão teórica é direcionada para as práticas de linguagem (monológicas e dialógicas), para a teoria da Dialogia e atividade do diálogo e atividade dinâmica entre EU e Outro (BAKHTIN, 2011) e a dialogicidade, os sujeitos dialógicos e o saber escutar (FREIRE, 2008). A pesquisa teve como objeto de pesquisa as práticas de linguagem desenvolvidas nas rodas de conversa e foram analisados os diálogos que ocorreram durante as observações no Grupo 3. Ainda exibem as orientações dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação como o Referencial Curricular Nacional para Educação (RCNEI), no que trata da linguagem oral das crianças de 3 anos, como também as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil (DCNEI), nos artigos sobre as experiências que possibilitam o desenvolvimento de práticas de linguagem na Educação Infantil. A metodologia foi norteada pelo método Etnopesquisa Crítica (MACEDO, 2004, 2010) para a investigação realizada neste estudo monográfico com uma abordagem qualitativa através de uma observação periférica; O campo de pesquisa foi uma Creche da Rede Municipal do município de Candeias, situada no bairro do Malembá. Os sujeitos foram as treze crianças que compõem o grupo 3 da creche, a professora da turma e sua auxiliar de classe. Os achados revelam que nas rodas de conversa, momento que deveriam aparecer novidades do dia-a-dia, do dia anterior ou do fim de semana, a conversa com o papai/mamãe/outro familiar, destacaram-se exposições orais em que as crianças estariam expressando sua linguagem oral. Observei enunciações de atividades que não evoluíram para um discurso em que o outro tivesse oportunidade de expor sua opinião, as vozes foram inibidas tornando-as sem efeito para desenvolver um diálogo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoda de conversapt_BR
dc.subjectExpressão oralpt_BR
dc.subjectPráticas de linguagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titlePráticas monológicas e dialógicas na creche: é a conversa que deve rodarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Carla Meira Pires de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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