Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.author | Conceição, Cristina Nascimento da | - |
dc.creator | Conceição, Cristina Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T18:06:37Z | - |
dc.date.available | 2016-08-03T18:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-14 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19971 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa prioriza como foco de investigação, as crianças e suas expressões protagonistas, para compreender como as crianças se inserem nas ações pedagógicas para afirmar seu protagonismo na construção do currículo da Educação Infantil. Tem o intuito de responder como o protagonismo das crianças do Grupo 4 se afirma na construção do currículo na Educação Infantil. Para embasar teoricamente as discussões que essa pesquisa propõe, utilizei as contribuições teóricas de alguns autores como Barbosa (2006), Macedo (2013) e Malaguzzi (1999) que se apresenta pertinente com a escolha da temática. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal Emaús, localizada em Monte Gordo - Distrito de Camaçari-Ba e envolveu 18 crianças de 04 anos de idade, 1 professora e 1 assistente de classe. A inspiração na etnopesquisa crítica de abordagem qualitativa justificou a escolha do método da pesquisa por entender que esse caminho metodológico se faz coerente com as especificidades das crianças, suas ações, perspectivas e manifestações desenvolvidas no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa evidenciou que o protagonismo das crianças permeia todas as ações pedagógicas na educação Infantil, e que elas estão sempre atentas e colaborando com os processos formativos nos que desejam participar; também contribui para ampliar as discussões no que se refere às formas de participação das crianças na construção do currículo. A participação das crianças na construção do seu currículo ainda é um campo muito novo de investigação em discussão, um provável desafio para as concepções que permeiam as práticas pedagógicas nesse segmento na atualidade, e um campo de possibilidades para aquelas educadoras que de maneira ética e coerente com as especificidades da infância desenvolve em suas práticas o olhar respeitoso para com as crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | O protagonismo da criança na construção do currículo para a educação infantil: Projeto Caranguejo, proposições do Grupo 04 da Escola Emaús | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Carla Meira Pires de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|