Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.authorConceição, Cristina Nascimento da-
dc.creatorConceição, Cristina Nascimento da-
dc.date.accessioned2016-08-03T18:06:37Z-
dc.date.available2016-08-03T18:06:37Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.date.submitted2016-06-14-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19971-
dc.description.abstractEssa pesquisa prioriza como foco de investigação, as crianças e suas expressões protagonistas, para compreender como as crianças se inserem nas ações pedagógicas para afirmar seu protagonismo na construção do currículo da Educação Infantil. Tem o intuito de responder como o protagonismo das crianças do Grupo 4 se afirma na construção do currículo na Educação Infantil. Para embasar teoricamente as discussões que essa pesquisa propõe, utilizei as contribuições teóricas de alguns autores como Barbosa (2006), Macedo (2013) e Malaguzzi (1999) que se apresenta pertinente com a escolha da temática. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal Emaús, localizada em Monte Gordo - Distrito de Camaçari-Ba e envolveu 18 crianças de 04 anos de idade, 1 professora e 1 assistente de classe. A inspiração na etnopesquisa crítica de abordagem qualitativa justificou a escolha do método da pesquisa por entender que esse caminho metodológico se faz coerente com as especificidades das crianças, suas ações, perspectivas e manifestações desenvolvidas no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa evidenciou que o protagonismo das crianças permeia todas as ações pedagógicas na educação Infantil, e que elas estão sempre atentas e colaborando com os processos formativos nos que desejam participar; também contribui para ampliar as discussões no que se refere às formas de participação das crianças na construção do currículo. A participação das crianças na construção do seu currículo ainda é um campo muito novo de investigação em discussão, um provável desafio para as concepções que permeiam as práticas pedagógicas nesse segmento na atualidade, e um campo de possibilidades para aquelas educadoras que de maneira ética e coerente com as especificidades da infância desenvolve em suas práticas o olhar respeitoso para com as crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO protagonismo da criança na construção do currículo para a educação infantil: Projeto Caranguejo, proposições do Grupo 04 da Escola Emaúspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Carla Meira Pires de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA Cristina Nascimento da Conceição3.pdfArquivo principal402,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.