Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Jucineide Santana-
dc.contributor.authorSantos, Andrea Patrícia Freitas dos-
dc.creatorSantos, Andrea Patrícia Freitas dos-
dc.date.accessioned2016-08-03T17:13:03Z-
dc.date.available2016-08-03T17:13:03Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19970-
dc.description.abstractA pesquisa, do tipo etnográfica de caráter qualitativo, visa investigar a inserção da música e sua relação com as possíveis contribuições no trabalho pedagógico de uma turma de Educação Infantil no que se refere ao desenvolvimento das expressões oral e corporal. Para tanto, selecionou-se crianças dos grupos 3A e 3B da Educação Infantil, crianças com 3 anos de idade, dos sexos feminino e masculino, afrodescendentes, pertencentes à classe social de baixa renda, residentes nas proximidades da unidade escolar. O campo de estudo contemplou a Escola Municipal Landulfo Alves, localizada à Rua Antônio Teixeira de Carvalho nº 25, bairro do Engenho Velho de Brotas, Salvador/ BA. Recentemente denominada como centro municipal de Educação Infantil, atende crianças de 2 a 5 anos de idade, espaço de pesquisa em que o professor pesquisador exerce a docência, prática implicada na investigação, no estudo em pauta. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de instrumentos, tais como o diário de campo, a observação participante, depoimentos em conversas, registros em imagens e vídeos, que foram confrontados oferecendo uma dimensão teórica e prática acerca do tema pesquisado e investigado numa relação dialética. Os resultados obtidos revelaram que as práticas educativas musicais não só beneficiam as crianças em seu desenvolvimento no que refere-se as linguagens ora e corporal como vai além, contribuindo para seu desenvolvimento integral envolvendo os seus aspectos afetivos, emocionais, psíquicos e psicomotores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalização infantilpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectExpressão oralpt_BR
dc.titleA musicalização no desenvolvimento da expressão corpo-oral na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesOpa, Cláudia Bailão-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ANDREA 2016 UFBA - FINAL.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.