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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Paula Trindade de-
dc.contributor.authorDantas, Elisânia dos Santos-
dc.creatorDantas, Elisânia dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-02T19:17:15Z-
dc.date.available2016-08-02T19:17:15Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-11-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19958-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo investigar a construção de sentidos dados pelas crianças aos espaços lúdicos das brincadeiras de faz de conta. Pra tanto, foi escolhido um grupo de crianças que pertencem ao grupo 5 matutino, da educação infantil, composto por 12 crianças com idade entre cinco e seis anos - sete meninas e cinco meninos. A geração de dados foi realizada no período de agosto a dezembro do ano de 2015, em uma instituição pública da Rede Municipal de Salvador que atende em período parcial a educação infantil. O quadro teórico se configura com a abordagem nas interpretações de Lev Vygotsky (2014) em suas concepções em relação expressões criativas infantis, na perspectiva de compreender as brincadeiras de faz de conta, a partir das categorias teóricas: Sistemas Simbólicos, Atividade Criadora, Situações Imaginárias. Segundo o autor, essas categorias são elementos fundamentais do mundo da brincadeira e orientam à compreende-la em suas ações, significados e especificidades. Corsaro (2011) e o seu conceito de reprodução interpretativa – As crianças interpretam e dão sentido a sua cultura e participam dela produzindo cultura de pares. Além disso, compõe a base teórica, Bakhtin (2006) o discurso dialógico como a base das interações. A base teórica e metodológica inspirada na Etnopesquisa Crítica (Macedo, 2004) na perspectiva que as diversas ações da criança, seu modo singular de ver, sentir, pensar, teorizar sobre mundo e promover mudanças em seus contextos, lhe confere o papel de protagonista. Empreguei como instrumentos o diário de campo, técnica de desenho projetiva com narrativa e registro em áudio. Os resultados apontaram que através da linguagem, dos discursos dialógicos e interações com os adultos e seus pares, as crianças constroem seus mundos sociais produzindo e reproduzindo com autoria, conhecimentos e práticas para participar e tomarem-se membros do mundo adulto. Palavras-chave: Atividade criadora. Reprodução Interpretativa. Cultura de pares. Discurso dialógico. Brincadeira de faz de conta. Espaços Lúdicos. Culturas da infância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade criadorapt_BR
dc.subjectReprodução interpretativapt_BR
dc.subjectCultura de parespt_BR
dc.subjectBrincadeiras de faz de contapt_BR
dc.subjectEspaços lúdicospt_BR
dc.subjectCulturas da infânciapt_BR
dc.titleEspaços lúdicos: brincadeiras de faz de conta e a produção de culturas infantispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLópez, Mariel Cisneros-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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