Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Rosemary Lapa-
dc.contributor.authorAquino, Ana Maria Maranhão de Souza-
dc.creatorAquino, Ana Maria Maranhão de Souza-
dc.date.accessioned2016-08-02T19:08:21Z-
dc.date.available2016-08-02T19:08:21Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-19-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19957-
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “A pedagogia de projetos como abordagem pedagógica: um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças”, aborda a necessidade de desenvolver a mediação pedagógica, através da reflexão/ação/observação. A partir de análise da própria práxis e revisões de literaturas para oportunizar as crianças momentos de desafios, investigações e descobertas no ambiente de aprendizagem, visto que, a necessidade de investigar, descobrir, conhecer e levantar hipóteses para o desenvolvimento pleno torna-se mais evidente a cada vivência escolar. Essa inquietação nasce em decorrência das participações em formações de professores, seminários e revisões de literatura, embasada em teóricos como: Vygotsky, Piaget, Freire e Malaguzzi, uma vez que valorizam as descobertas das crianças como uma poderosa ferramenta para o conhecimento. Portanto, deduz-se, com este estudo, que a pedagogia de projetos contribui muito para o crescimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Assim, este estudo da observação/reflexão/ação, sobre cada vivência, aponta quais os caminhos formativos para um fazer pedagógico reflexivo que incentive a autonomia da criança através de projetos investigativos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work entitled "A sensitive and reflective look on the children's questions: pedagogy projects as a pedagogical approach" addresses the need to develop the mediation, through reflection / action/ observation. From analysis of own practice and literature reviews to create opportunities children moments of challenges, investigations and findings in the learning environment, since the need to investigate, discover, know and hypotheses for the full development becomes more evident each school life. This concern arises from participation in training teachers, seminars and literature reviews, based on theoretical as Vygotsky, Piaget, Freire and Malaguzzi since they value the discoveries of children as a powerful tool for knowledge. Therefore, it follows, with this study the project pedagogy contributes much to the cognitive growth, affective and social development of children. Thus, this study of observation / reflection / action on each experience, which shows the formative paths to a reflective pedagogical practice that, encourages the autonomy of the child through investigative projects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectReflectionpt_BR
dc.subjectNotept_BR
dc.subjectInvestigationpt_BR
dc.titleA pedagogia de projetos como abordagem pedagógica: um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLago, Ana Cristina Castro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Final .pdf990,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.