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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: É tempo de brincar, não dá para esperar: possibilidades e desafios no espaço reduzido
Autor(es): Porto, Eliazar dos Santos
Autor(es): Porto, Eliazar dos Santos
Abstract: Este é um trabalho de finalização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Foi realizado a partir da necessidade de compreender como as crianças, agem, sentem e pensam as brincadeiras em um espaço reduzido no CMEI em Salvador, comparando o espaço de brincar com os padrões descritos por leis federal e municipal. A etnopesquisa critica foi o caminho escolhido para se fazer a pesquisa qualitativa, nessa perspectiva metodológica o pesquisador deve ver-se implicado em todo movimento – histórico, cultural, antropológico, psicológico – que engendra seu momento histórico, em prol do processo de construção do conhecimento, por meio de múltiplas abstrações do cenário estudado. O universo da pesquisa foi com crianças de 04 anos da pré-escola. Os aportes teóricos que embasaram a discussão teórica foram os documentos legais que regulamentam sobre infraestrutura e as orientações curriculares para Educação Infantil para um padrão de qualidade, assim como, Kishimoto (2002) e outros autores, no que se refere à importância do brincar. A escuta das crianças foi um dos procedimentos necessários para atingir o objetivo da pesquisa. Atender as crianças em Educação infantil é uma prerrogativa para se conceber um país, onde se faz educação com responsabilidade sem ferir os direitos da criança. Finalizando este trabalho constatou-se que as crianças desta comunidade escolar têm sido desrespeitadas nos seus direitos mais básicos em educação, que é o direito de brincar em um espaço físico adequado às especificidades para o desenvolvimento integral da faixa etária do estudo. Nos resultados ficou evidenciado, também, que as crianças resistem e transgredem às adversidades, criando modos de interagir e brincar. Faz-se necessário também mover uma ação, em defesa destas crianças junto aos órgãos responsáveis para que tomem as providências cabíveis em favor das mesmas, que em seu momento infantil dependem da ação de adultos em sua defesa.
ABSTRACT This is a specialization course completion work on Teaching in Early Childhood Education. It was carried out from the need to understand how children act, feel and think the playing in a small space at CMEI in Salvador, comparing the space to play with the standards outlined by federal and local laws. The critical ethnic search was the path chosen to do qualitative research. In this methodological perspective the researcher must be seen involved in every movement - historical, cultural, anthropological, psychological - that engenders its historical moment, for the sake of the knowledge construction process through multiple abstractions of the studied scenario. The research universe included four-year-old children from preschool. The theoretical framework that supported the discussion were the legal documents that regulate infrastructure and curriculum guidelines for Early Childhood Education for a quality standard as well as Kishimoto and others, with regard to the importance of playing. Listening to children was one of the procedures necessary to achieve the objective of the research. Attend the children in child education is a prerogative to conceive a country where education is responsibly without hurting the child's rights. Concluding this work, it was found that the children of this school community have been disregarded in their most basic rights in education, which is the right to play in a suitable physical space to the specific requirements for the comprehensive development of the study age range. These results showed also that children resist and transgress the adversities, creating ways to interact and play. It is necessary to also act in defense of these children along with the responsible organs in favor of them, who in his childhood period now rely on adult action in their defense.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar
Espaço físico
CNPq: Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19955
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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