Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.contributor.author | Montalvão, Laise Soares Santos | - |
dc.creator | Montalvão, Laise Soares Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T16:16:37Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T16:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19915 | - |
dc.description.abstract | Oliveira (2014), respaldada na obra de Freire, cria uma nova expressão “Enleituramento”, ressaltando que a leitura é o fundamento do ensino-aprendizagem da interação, da mediação intencional para a formação do leitor com autonomia para engajar-se ou não, para criticar e se tornar leitor de mundo. Fundamentada nessa ideia, esta pesquisa buscou analisar como o trabalho com leituras de poesias pode influenciar o leitor no processo de enleituramento. O enleituramento nesse estudo abre espaço à busca da compreensão de mundo, indo além da leitura da palavra. A base metodológica da pesquisa foi de natureza qualitativa de inspiração etnográfica, trata-se de uma pesquisa que valida a implicação dos atores sociais. Teve embasamento teórico de autores como: Abramovick (1997) Zilberman (2005) e seus estudos refletem a importância da literatura para a constituição do sujeito leitor, e os autores, Oliveira (2015), Freire (2009) que vêm contribuindo para o estudo sobre a leitura de mundo na formação do sujeito leitor que interage com pessoas e contextos. Este estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil do município de Lagoa Real, com crianças do grupo 4, na qual o trabalho com poesia era inexistente, pois se dava ênfase aos Contos e historias infantis. A análise foi guiada por categorias presentes na prática pedagógica das rodas de conversa, com leituras de poesias e possibilitou as cenas de enleituramento, as quais revelaram de um modo geral, pelas falas das crianças, a postura de um leitor crítico com apreensão de mundo. Dessa forma, evidencia-se que a leitura de poesias contribui para o enleituramento.
Palavras-chave: enleituramento, leitura, poesia, sujeito - | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enleituramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Sujeito-leitor | pt_BR |
dc.title | A poesia e sua influência no processo de enleituramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Luciene de Sousa | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
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