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dc.contributor.advisorOliveira, Rosemary Lapa de-
dc.contributor.authorMontalvão, Laise Soares Santos-
dc.creatorMontalvão, Laise Soares Santos-
dc.date.accessioned2016-08-02T16:16:37Z-
dc.date.available2016-08-02T16:16:37Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19915-
dc.description.abstractOliveira (2014), respaldada na obra de Freire, cria uma nova expressão “Enleituramento”, ressaltando que a leitura é o fundamento do ensino-aprendizagem da interação, da mediação intencional para a formação do leitor com autonomia para engajar-se ou não, para criticar e se tornar leitor de mundo. Fundamentada nessa ideia, esta pesquisa buscou analisar como o trabalho com leituras de poesias pode influenciar o leitor no processo de enleituramento. O enleituramento nesse estudo abre espaço à busca da compreensão de mundo, indo além da leitura da palavra. A base metodológica da pesquisa foi de natureza qualitativa de inspiração etnográfica, trata-se de uma pesquisa que valida a implicação dos atores sociais. Teve embasamento teórico de autores como: Abramovick (1997) Zilberman (2005) e seus estudos refletem a importância da literatura para a constituição do sujeito leitor, e os autores, Oliveira (2015), Freire (2009) que vêm contribuindo para o estudo sobre a leitura de mundo na formação do sujeito leitor que interage com pessoas e contextos. Este estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil do município de Lagoa Real, com crianças do grupo 4, na qual o trabalho com poesia era inexistente, pois se dava ênfase aos Contos e historias infantis. A análise foi guiada por categorias presentes na prática pedagógica das rodas de conversa, com leituras de poesias e possibilitou as cenas de enleituramento, as quais revelaram de um modo geral, pelas falas das crianças, a postura de um leitor crítico com apreensão de mundo. Dessa forma, evidencia-se que a leitura de poesias contribui para o enleituramento. Palavras-chave: enleituramento, leitura, poesia, sujeito -pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnleituramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSujeito-leitorpt_BR
dc.titleA poesia e sua influência no processo de enleituramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Luciene de Sousa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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