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dc.contributor.authorMogilka, Maurício-
dc.creatorMogilka, Maurício-
dc.date.accessioned2011-07-27T19:41:32Z-
dc.date.available2011-07-27T19:41:32Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1990-
dc.description.abstractA autoridade, e a crise de autoridade, é um dos mais graves problemas hoje em educação escolar. Ele se apresenta de forma urgente no ensino fundamental, etapa essencial da formação social e moral da criança. Esta crise tem deixado até educadoras escolares experientes de mãos vazias, por não saberem mais como proceder para trabalhar com regras e limites necessários à vida coletiva. Ou seja, perdemos (felizmente) as referências rígidas dos padrões convencionais para educar as crianças, mas freqüentemente não conseguimos colocar algo efetivo no lugar. Este estado de coisas nos tem levado a colocar quase como opostos estes dois fenômenos: autoridade e liberdade, ou limites e democracia, como se eles fossem inconciliáveis. Este artigo, baseado em algumas reflexões da linha pragmatista da escola nova, procura demonstrar que a fratura com os antigos modos autoritários de poder é em si um grande ganho democrático, no sentido radical da palavra democracia. Mas a formação das crianças exige algum tipo de autoridade, pois é impossível educar sem direcionar e sem trabalhar com limites. Como fazê-lo em sintonia com valores radicalmente democráticos? Palavras-chave: liberdade; autoridade democrática; formação humana.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherMovimento - Revista da Faculdade de Educaçao da UFFpt_BR
dc.titleA fronteira instável: liberdade e autoridade nas propostas de educação democráticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubNiteroipt_BR
dc.identifier.numbern. 14pt_BR
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