Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19893
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educar e cuidar na creche: dimensões complementar e Indissociáveis na educação de crianças de 0 à 3 anos
Autor(es): Silva, Cristiane Alves da Hora Nascimento
Autor(es): Silva, Cristiane Alves da Hora Nascimento
Abstract: RESUMO O presente trabalho visa proporcionar uma discussão sobre a compreensão da indissociabilidade entre o educar e o cuidar, na perspectiva das práticas desenvolvidas no Centro de Educação Infantil do Município de Itaparica – CEIMI, uma instituição de Educação Infantil, especificamente voltada para crianças de 0 a 3 anos, campo privilegiado para analisar como seus profissionais vem exercitando as suas práticas diárias na ação indissociável do educar e cuidar. A partir de experiências práticas, vivenciadas por mim, enquanto professora de Educação Infantil, como também nas observações realizadas com outras profissionais (professoras e auxiliares) desta instituição. Além das reflexões empíricas foram feitas consultas aos teóricos como Barbosa (2004), Kramer (2006), Oliveira (2002) entre outros, documentos oficiais como os Referenciais Curriculares da Educação Infantil (1999) e legislação pertinente. Busca-se analisar nesta pesquisa como professoras e auxiliares educam e cuidam de modo indissociável nesta creche. Entendendo aqui o educar como uma prática, que visa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, desenvolvendo capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança promovendo o acesso pelas crianças aos acontecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Enquanto que o cuidar significa ajudar, valorizar e aumentar as capacidades, sendo que o cuidado é um ato relacionado a si próprio e ao outro, tendo uma dimensão expressiva implicando procedimentos peculiares (Barbosa 2006). Conclui-se que é de grande relevância a perspectiva indissociável do educar e cuidar das crianças, principalmente, as crianças bem pequenas, visto que a creche é o lugar onde, fora do ambiente familiar, a criança deverá brincar e desenvolver e sua aprendizagem, um espaço de convivência com outras crianças e adultos, no entanto, bem sabemos que é na educação infantil mais precisamente que se efetivam as fases mais complexas do desenvolvimento humano no que diz respeito à dimensão intelectual, emocional, social e motora e quanto mais significativa forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que o cercam mais expressivo será o desenvolvimento desta criança. Palavras-chave: Educação Infantil, Creche, Cuidar e Educar.
ABSTRACT This paper aims to provide a discussion of the understanding of the inseparability between the education and care, in view of the practices developed in the Early Childhood Education Center Itaparica County - CEIMI, an institution of Early Childhood Education, specifically geared for children from 0 to 3 years, privileged field to analyze how its professionals is exercising their daily practices in the inseparable action of educating and caring. From practical experience, experienced by me as early childhood education teacher, as well as the observations made with other professionals (teachers and assistants) of the institution. In addition to the empirical reflections they were made consultations with theoretical and Barbosa (2004), Kramer (2006), Oliveira (2002) among others, official documents such as the Curriculum Benchmarks of Early Childhood Education (1999) and relevant legislation. Seeks to analyze this research as teachers and assistants educate and care indissociably this nursery. Understanding here to educate you as a practice that aims to provide care situations, play and learning, developing children's skills of interpersonal relationships, to be and to be with others in a basic attitude of acceptance, respect, trust, promoting access by children to the events broad social and cultural reality. While care means help enhance and increase capacity, and care is an act related to himself and to each other, having a significant dimension involving peculiar procedures (Barbosa 2006). It follows that is of great relevance to inseparable perspective of educating and caring for children, especially the very young children, as the nursery is where, outside the home, the child should play and develop and their learning, one living space with other children and adults, however, we know that it is in early childhood education more precisely that take place the most complex phases of human development with regard to intellectual, emotional, social and motor size and the more significant are the conditions offered by the environment and the adults that surround most significant is the development of this child. Keywords: Kindergarten, Nursery, Care and Educate.
Palavras-chave: Educação infantil
Creche
Cuidar e educar
Kindergarten
Nursery
Care and educate
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19893
Data do documento: 1-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE Monografia 04 de junho.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.