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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autonomia na educação infantil: desafios à prática docente
Autor(es): Santana, Ticiana de Andrade
Autor(es): Santana, Ticiana de Andrade
Abstract: Considerando a relevância de se refletir sobre processo de aprendizagem da criança para se tornar autônoma e participativa, o presente trabalho tem como tema central o desenvolvimento da autonomia da criança. A Educação Infantil é entendida, nesta pesquisa, como fase em que situa o início do processo de autonomia dos sujeitos. Neste sentido, a minha questão de pesquisa é como o docente da Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança? Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: Apresentar algumas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Abordar o conceito de autonomia com base no teórico Paulo Freire; Identificar atividades que evidenciem o desenvolvimento da autonomia da criança em uma turma de Educação Infantil. Para fundamentar estas discussões utilizei como referencial teórico o autor Freire (2015) e os documentos DCNEI (2009), RCNEI (1998). Visando discutir as questões da pesquisa, a metodologia escolhida foi de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, assim optei pela Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial.
Palavras-chave: Autonomia
Educação infantil
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19889
Data do documento: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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