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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.authorPaim, Adriana de Almeida-
dc.creatorPaim, Adriana de Almeida-
dc.date.accessioned2016-07-29T17:11:00Z-
dc.date.available2016-07-29T17:11:00Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19888-
dc.description.abstractEste estudo investiga como a brincadeira incentiva a criança a se envolver, espontaneamente, durante as práticas brincantes, tendo como objetivo geral analisar os modos como as crianças da Educação Infantil se relacionam uma com as outras nos momentos das brincadeiras, tendo como objetivos específicos conhecer sobre a importância da brincadeira e interação na educação infantil, observar a interação entre as crianças, descrever os fatores que implicam na boa convivência e descrever as contribuições dos jogos e brincadeiras para a socialização da criança. Para isso, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando referências significativas e relevantes para a discussão dessa temática como Oliveira (2011), Wajskop (1997), Vigotski (1998), Bomtempo (2011), Brougère (2011), Machado (2007), entre outros. Posteriormente, foi feita pesquisa de campo na turma do grupo 5 (cinco) da Educação Infantil, numa Escola Municipal de Mata de São João, através de observações das brincadeiras e entrevistas com as crianças, onde foi possível perceber que através da brincadeira as crianças tem acesso ao processo de criação, recriação e também conseguem concluir o que já conhecem, sendo relevante para o desenvolvimento infantil o papel do professor como mediador, não só como organizador dos espaços para a brincadeira, mas como ponte para as interações que revela o ser como produtor do conhecimento, permitindo, assim, que este se envolva de forma espontânea. Desta forma, o brincar revela o quanto a criança consegue extravasar suas emoções, sentimentos, na medida em que interage com os sujeitos de idades iguais ou diferentes e através dos objetos, se envolvendo de forma cada vez mais natural. Esse envolvimento acontece na medida em que as crianças brincam e interagem com mais intensidade, sentindo, cada vez mais, a necessidade de estar com os seus parceiros, desenvolvendo-se ao longo durante a infância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO brincar articulado: as múltiplas facetas da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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