Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedral, Cláudia-
dc.contributor.authorLima, Lucimara Morgado Pereira-
dc.creatorLima, Lucimara Morgado Pereira-
dc.date.accessioned2016-07-28T18:42:37Z-
dc.date.available2016-07-28T18:42:37Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19877-
dc.description.abstractCompreender como acontece o processo de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na ação da inclusão em sala de aula de ensino regular na turma da Educação Infantil, foi a mola propulsora para iniciar essa pesquisa, que teve por objetivos investigar a professora da turma 4 da Educação Infantil, a qual o aluno B com baixa visão frequenta, tendo por objetivo averiguar como ela desenvolve as suas ações pedagógicas de modo a contemplar e assegurar a inclusão do mesmo na turma; descrever as necessidades educacionais de crianças com baixa visão; identificar se a professora incorpora em sua prática pedagógica recursos e estratégias que promovam o desenvolvimento da criança com baixa visão; verificar como está sendo feita a inclusão do aluno B com baixa visão na escola a qual frequenta. A pesquisa de cunho etnográfico fundamentou-se no estudo bibliográfico, tendo por instrumento de coleta de dados, relatos em diário de bordo e por meio de observação em sala de aula da instituição educacional do município de Serrinha. O produto dessas informações declara-se que o professor precisa estar atento às necessidades do aluno com deficiência visual, buscando otimização para desenvolver atividades adaptadas dentro de um contexto inclusivo no processo ensino /aprendizagem, reforçando sempre a sua visão residual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.titleProcesso de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na educação infantil: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Ingrid Campos de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo de Desenvolvimento Cognitivo da Criança com Baixa Visão na Educação Infantil.pdf751,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.