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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Thais de Jesus | - |
dc.creator | Ferreira, Thais de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T16:45:11Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T16:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19752 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação trata dos processos de tradução cultural e de aprendizagem inventiva na dança do Fandango Paranaense da Ilha dos Valadares, Paranaguá. O processo de tradução cultural consiste em um olhar para as tradições, atualizado e imbricado na dinamicidade da cultura popular, articulando, para tanto, perspectivas dos autores Bhabha (2013), Hall (2013) e Santos (2010). A aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2007) se dá pela problematização e invenção, e essa proposta é deslocada para analisar os processos de ensino-aprendizagem presentes na dança popular, mais especificamente no Fandango Paranaense, considerando como um campo da educação não-formal. Essa manifestação popular foi entrecruzada por processos de resistência e ressignificação, ao mesmo tempo em que por colonização e recolonização, possibilitando, de um lado, a inventividade e, de outro, a obliteração do processo de criação. Assim, a aprendizagem da dança popular brasileira, no caso o Fandango, se apresentou por diferentes aspectos, pela repetição e replicação de movimentos e pela ação criativa e inventiva nos estados de corpo. A cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como uma tipologia das pesquisas de cunho qualitativo, foi adotada como percurso metodológico, constituído no ato de pesquisar, visando entender a relação entre cultura e educação. Assim, a imersão no campo da pesquisa, a contextualização do Fandango e as ações corporificadas que emergiram do processo constituíram os caminhos. Para tanto, algumas pistas se compuseram delineando a pesquisa de campo: corpo-dança, corpo-texto e corpo-dança-caiçara; e para complementar as pistas norteadoras se criaram micro pistas que são: parar para olhar, ouvir e sentir; pousar e desfocar a atenção; intervir sem inferir; registrar sensações e anseios; acompanhar processos; e descrever ações. As pistas criadas desenharam caminhos para a compreensão da problemática, que permitiu, pela observação participativa, a tradução cultural do Fandango Paranaense e o entendimento dos processos de aprendizagem na dança popular brasileira que apresentaram a ação corporificada de distintas formas, inventivas e/ou repetitivas, com as replicações abarcando as diferenças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Fandango | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inventividade | pt_BR |
dc.title | Fandango paranaense da Ilha dos Valadares – processos de tradução cultural e aprendizagem inventiva na dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referees | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO THAIS FERREIRA.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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