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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moura, Gilsamara | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vânia Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Vânia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T16:30:02Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T16:30:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19744 | - |
dc.description.abstract | Ara-ìtàn: a dança de uma rainha, de um carnaval de uma mulher... apresenta temas pertinentes aos aspectos da historiografia do negro no Brasil, especificamente em Salvador – Bahia, em suas dimensões socioculturais e, principalmente, acerca da mulher negra e a sua relação com a dança. A pesquisa está amparada por autores como: Oliveira (1992, 2008, 2013), Munanga (1993, 2006), Santos (2002) e Santos (2010), com o objetivo de apresentar questões que podem problematizar e ampliar discussões sobre o empoderamento da mulher negra e as possibilidades que se ampliam em instituições como os Blocos Afro de Salvador Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza. Revela em seu escopo o questionamento norteador: Como a Dança se apresenta como potência de empoderamento e transformação a partir de experiências de mulheres que se tornaram Rainhas de Blocos Afro da cidade de Salvador? Pretende-se, assim, permear as tramas desta dissertação, desenhando caminhos como os trançados de cabelo num penteado labiríntico. A partir de questões observadas nos contextos da pesquisa, apresento a hipótese de que a dança como pensamento do corpo seja a grande catalizadora e propulsora de transformações e empoderamento da mulher negra, sejam elas individuais ou coletivas, transformando efetivamente comportamentos, atitudes e tomadas de decisão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Blocos afro-salvador | pt_BR |
dc.subject | Danças de matrizes africanas | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.title | Ara-ìtàn: a dança de uma rainha, de um carnaval e de uma mulher... | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Nadir Nóbrega | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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