https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19743
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Silva, Marilza | - |
dc.creator | Silva, Marilza | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T16:21:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T16:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19743 | - |
dc.description.abstract | O histórico da dança negra no Brasil, especificamente na cidade de Salvador, é marcado pela resistência dos seus disseminadores que reconhecem nela o reflexo da história e memória de um povo. Mesmo vista por muitos como uma dança marginal, exótica e ancorada na linha da invisibilidade, ainda sobrevive. Torna-se, portanto, relevante abordar pungentes fatos colonizadores pelos quais o negro e sua cultura passaram a fim de desfazer distanciamentos de ordem histórica e social. Esta pesquisa consiste em um caminho para a compreensão e construção de processos de ensino/aprendizagem de um modo de dança afro-brasileira a partir do que denominamos poética dos orixás. Nesta proposta artístico-pedagógica sugere-se tratar a figura do orixá fora do contexto religioso, porém criando conexões com a miríade significativa relativa aos elementos da natureza que este tem. Ao reconhecer que esta pesquisa se insere nas questões que também implicam tradição e contemporaneidade, e considerando o terreno heteróclito do que se denomina “dança afro”, um dos objetivos desta proposição é sistematizar uma proposta artístico pedagógica por meio do orixá Ossain e sua poética. O curso técnico em dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia é o espaço no qual a pesquisa se desenvolve e a principal ferramenta metodológica é a etnografia postural proposta por Patrick Boumard (1995) e traz a ideia de etnografia enquanto processo, associado à investigação em educação. Os principais referenciais teóricos apresentados são trazidos por Agamben (2007), Boaventura Sousa (2010), Clyde Ford (1999), Edgar Morin (2012) e Isabelle Launay (2013). Os resultados da pesquisa buscam pensar e reverter os marginalismos estabelecidos por instituições e pessoas que atuam supervalorizando um determinado tipo de dança que traduz uma cultura em detrimento de outra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | dança afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | ensino de dança | pt_BR |
dc.subject | poética dos orixás | pt_BR |
dc.title | Ossain como poética para uma dança afro-brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Castro, Fátima Campos Daltro de | - |
dc.contributor.referees | Domenici, Eloisa Leite | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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