Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19651
Tipo: Tese
Título: Análise conceitual e cognitiva: Modac – um modelo dinâmico para auxiliar à construção de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC)
Autor(es): Novo, Hildenise Ferreira
Autor(es): Novo, Hildenise Ferreira
Abstract: A organização e representação do conhecimento pressupõe o trabalho com modelização de domínios de conhecimento, na intenção de construção de bases de relacionamentos entre categorias de termos que facilitam sua compreensão e permitem compartilhamento conceitual e semântico, com objetivo de difundir conhecimento. Na construção da base de modelização de domínios de conhecimento aliam-se metodologias e ferramentas. Este trabalho de tese no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC, apresenta uma proposta de Modelo Dinâmico de Análise Conceitual (Modac) para organização do conhecimento que poderá contribuir na construção de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). O modelo está baseado em análise cognitiva (AnCo) e análise do discurso representativo do domínio meio ambiente, a partir das subáreas e especialidades das Geociências, domínios inter e multidisciplinares. Além disso, indica princípios teóricos, epistemológicos e metodológicos de autores seminais da Ciência da Informação (CI), Filosofia, Linguística e Ciência da Computação (CC), assim como modelos de construção de ontologias desenvolvidos por autores (as) contemporâneos (as). A tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e aplicada. O estudo apontou caminhos, para a segmentação de textos em redes semânticas, de dissertações e teses com objetivo de identificar macroproposições semânticas e tipos de conceitos que podem declarar assuntos atinentes a domínios de conhecimento. O modelo proposto está amparado por Teorias como as do Conceito (TC), desenvolvida por I. Dahlberg e Teoria da Classificação Facetada (TCF) de S. R. Ranganathan e sustentado na conjunção de modelos triádicos de construção de ontologias e análise conceitual. O Modac, objetiva, auxiliar a construção de taxonomias e ontologias de domínios.
Palavras-chave: Organização do Conhecimento
Representação do Conhecimento
Modelo Dinâmico de Análise Conceitual
Análise Conceitual
Análise Cognitiva
País: Brasil
Sigla da Instituição: DMMDC
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19651
Data do documento: 7-Jul-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tesefinalcorrigidabanca.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.