Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19646
metadata.dc.type: Dissertação
Título : De jaleco branco: a prática científica de pós-graduandos em um Instituto público de pesquisas
Autor : Almeida, Bethânia de Araújo
metadata.dc.creator: Almeida, Bethânia de Araújo
Resumen : Analisamos a formação científica de pós-graduandos no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia, atentando especialmente para as experiências que vão conformando as práticas do futuro cientista. Antes de adentrarmos no cerne do estudo, a origem da Fundação Oswaldo Cruz e do seu instituto de pesquisas na Bahia são apresentadas, visando situar o contexto investigado e a prática científica da comunidade em um panorama mais amplo. Para a realização do estudo foram feitas entrevistas semiestuturadas, observação participante e análise documental. Ressaltamos que o laboratório é considerado o principal contexto de formação dos pós-graduandos, por este motivo o estudo não levou em consideração o conteúdo formal das disciplinas oferecidas. O que nos interessa é a ação cotidiana dos estudantes, concebemos que é no laboratório que aprendem a articular os distintos mecanismos de produção do conhecimento técnicocientífico, que vão desde a realização dos experimentos que embasarão seus trabalhos de conclusão de curso até o relacionamento que estabelecem com o orientador e demais membros que compõem a equipe do laboratório. Concluímos que através destas experiências os pós-graduandos vão sedimentando práticas e formas de compreensão da estruturação de uma carreira científica. This study analyses the scientific training of postgraduate students in the Gonçalo Moniz Research Centre, a unit of the Oswaldo Cruz Foundation in Bahia, paying special attention to those experiences which form the future scientist. Before addressing the core study we discuss the origin of the Oswaldo Cruz Foundation and its research institute in Bahia, in order to locate the study context and the scientific practices of this community within a broader perspective. The study was undertaken through semi-structured interviews, participatory observation and documentary analysis. We stress the fact that the laboratory is considered the main context for the development of postgraduate students, thus the study does not take account of the formal contents of the training courses. What is of interest is the students’ daily activities, since we consider the laboratory to be the location in which they learn to articulate mechanisms specific to the production of technico-scientific knowledge, from performing the experiments which will form the foundation of their work at the end of the course, to the relationships which they establish with their supervisor and other members of the laboratory team. We conclude that it is through these experiences that postgraduate students develop their practices and acquire their understanding of the structure of a scientific career.
Palabras clave : Prática científica
Carreira científica
Formação do pesquisador
Scientific practices
Scientific career
Research training
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGCS-FFCH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19646
Fecha de publicación : 6-jul-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação de Bethânia de Araújo Almeida.pdf568,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.