Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19603
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados a prevalencia de anticorpos IgG anti-Neospora caninum em caprinos leiteiro - resultados preliminares
Autor(es): Uzêda, Rosângela Soares
Autor(es): Uzêda, Rosângela Soares
Abstract: A neosporose é uma doença recentemente identificada como causadora de aboratamento na espécie caprina, e vários estudos tem sido realizados em outras espécies animais com o objetivo de conhecer os fatores de risco que podem leva a infecção pelo protozoario neospora caninum. Objetivando a realização de um estudo epidemiológico transversal para conhecer a prevalencia de anticorpos anti-N. caninum em rebanhos de caprinos leiteiros e determinar as variáveis associadas a essa infecção, foram coletadas 249 amostras de sangue em oito rebanhos da região metropolitana de Salvador e um questionário epidemiológico foi aplicado em cada uma das propriedades. Do total, 29 animais (11,65%) de sete rebanhos positivos foram identificados pela tecnica de imunofluorescencia indireta. foram consdiderados como fatores de risco: a presença de caes, mao de obra familiar, sistema de confinamento, presença de bovinos eo vinos, armazenamento inadequado de ração, riachos como fonte de água de bebida, instalações de chão batido, condições inadequadas de higiene e localização do capril a menos de 10 metros da casa do tratador ou proprietário. enquanto que comprar animais de outras regiões foi fator de proteção a infecção por este protozoario. São necessários estudos mais aprofundados, assim como uma maior amostragem de rebanhos para validar os resultados encontrados para a população de caprinos do Estado da Bahia.
Palavras-chave: Neospora caninum
Caprinos
Risco
CNPq: Medicina Veterinária
País: brasil
Sigla da Instituição: EMEVZ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19603
Data do documento: 29-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Medicina Veterinária (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uzeda parte1.pdfParte 1633,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Uzeda parte2.pdfParte 2702,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.