Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19525
Tipo: Dissertação
Título: Ligações estruturais com barras de aço coladas com epóxi em madeiras de alta densidade: influência dos defeitos da madeira e dos erros de produção na resistência mecânica
Autor(es): Dias, João Miguel Santos
Autor(es): Dias, João Miguel Santos
Abstract: Os pontos críticos das estruturas de madeira são as suas ligações, cujos comportamentos mecânicos podem condicionar o desempenho global das edificações. As ligações com barras coladas e madeira surgem como opção válida para cumprir com requisitos tais como resistência mecânica, rigidez, durabilidade em ambientes corrosivos e estética. Apesar do início do estudo destas ligações ter sido há cerca de 40 anos, ainda não existe consenso científico em relação às influências de determinados fatores na capacidade de carga. O objetivo desta dissertação é estudar o comportamento mecânico da ligação com barra colada em madeira de alta densidade visando a aplicação estrutural, através da análise da influência da geometria da ligação, erros de execução e defeitos de crescimento e secagem da madeira. Foram realizados ensaios de tração em 96 corpos de prova compostos por barras rosqueadas de aço de médio carbono galvanizado, com diâmetro de 6,3 mm e resistência à tração de 422 MPa, coladas com epóxi em madeiras de Citriodora (Corymbia Citriodora) e Maçaranduba (Manilkara spp), com densidades básicas de 701,80 kg/m³ e 962,54 kg/m³, respectivamente. Os comprimentos de ancoragem das barras variaram entre 5,0 e 22,5 vezes o diâmetro da barra. Foram realizadas medições dos teores de umidade com xilohigrômetros de contato e de perfuração e através do ensaio de secagem em estufa. Os defeitos de execução (ângulos de inclinação das barras em relação às fibras das madeiras, bolhas de ar na linha de colagem e combustão da madeira) e os defeitos de crescimento (nós, bolsas de resina e presença de medula) e secagem (rachaduras) da madeira foram catalogados e investigados. As ligações foram submetidas a ensaios de tração em máquina universal com velocidade de ensaio de 50 N/s. Os resultados permitiram concluir: a inclinação da furação é influenciada pelo estado de conservação dos equipamentos de furação, densidade da madeira e comprimento da furação; o método de colagem interfere no aparecimento de bolhas de ar na linha de adesivo; a resistência mecânica da ligação aumenta, de forma não linear, até comprimentos de ancoragem iguais a vinte vezes o diâmetro da barra; existe uma tendência para xi a redução da resistência mecânica da ligação com o aumento da inclinação do ângulo entre a barra de aço e as fibras da madeira; o teor de umidade provocou uma diminuição da resistência mecânica das ligações; as bolhas de ar encontradas nos adesivos e os pontos de combustão da madeira nos furos não provocaram decréscimos da resistência das ligações; as rachaduras da madeira contribuem para a determinação do modo de ruptura da ligação; as resistências mecânicas registradas para as ligações com Maçaranduba foram menores que os valores obtidos para Citriodora.
Palavras-chave: Madeira
Estruturas
Edificações
Resistência
Comportamento mecânico
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Engenharia Ambiental Urbano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19525
Data do documento: 20-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_JDias.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.