https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19483
Tipo: | Dissertação |
Título: | Instalação coreográfica: crítica e limiar |
Autor(es): | Sheldon, Ana Rizek |
Autor(es): | Sheldon, Ana Rizek |
Abstract: | Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca da ocorrência de um modo de composição nomeado “instalação coreográfica” por artistas e críticos da cena paulistana da dança contemporânea na primeira década do século XXI. O ponto de partida da pesquisa foi o trabalho Vestígios da coreógrafa paulistana Marta Soares, embora o resultado escrito não se restrinja a uma análise monográfica sobre a obra. O principal desafio metodológico desse estudo foi encontrar uma maneira de dissertar a respeito de um jeito de compor um pensamento em dança que fugisse à descrição ilustrativa ou ao ímpeto por uma definição teórica. O foco da discussão está, assim, nas interlocuções entre dança e artes visuais inscritas no campo da dança contemporânea, identificadas na instalação coreográfica pela hipótese de que nessa forma compositiva opera um dispositivo crítico de relação entre obra e contexto de existência. As noções de limiar (BENJAMIN, 2007) e zona de transitividade (BRITTO, 2008a) foram fundamentais para circunscrever a hipótese deste trabalho. |
Palavras-chave: | Dança contemporânea Instalação coreográfica, Limiar Crítica |
CNPq: | Dança |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGDança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Dança |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19483 |
Data do documento: | 13-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Rizek.pdf | 675,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.