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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19482
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Simão, Charlene | - |
dc.creator | Simão, Charlene | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T17:36:30Z | - |
dc.date.available | 2016-06-13T17:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-13 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19482 | - |
dc.description.abstract | A pessoa apreende o mundo por meio de metáforas. Deste modo elas não são apenas figuras de linguagem verbal. Metáforas dualistas de demarcação do corpo compõem um conjunto de modos como o corpo vem sendo compreendido, por meio de uma oposição que o demarca como, por exemplo, a separação entre o corpo e mente e entre dentro e fora. A hipótese da pesquisa é de que a dança é influenciada por essas formas de conceber o corpo e a partir delas seus criadores fizeram e fazem proposições, tanto para requisitar mais expressividade quanto para auxiliar na criação de movimentos. Com o intuito de refletir como as metáforas dualistas estiveram e estão presentes na dança, o estudo utiliza como exemplos os postulados de Noverre para o balé clássico, permeados pela metáfora corpo-espírito e a apropriação dos estudos de Delsarte que culminou na metáfora centro-periferia, requisitada pela dança moderna, ambos vinculados a uma busca por mais expressividade. As metáforas (o que inclui, segundo essa pesquisa, as dualistas) também podem auxiliar na criação e permanência de uma informação, um movimento. Entretanto as metáforas dualistas não refletem o quê, de fato, os processos cognitivos e a dança contemporânea, a partir dos anos de 1950, têm demonstrado: o corpo opera de outra maneira que não a dos dualismos. Para tanto este estudo se referencia, principalmente, em Lakoff e Johnson (1999, 2002) e Damásio (1996, 2000, 2004, 2011), pesquisadores da Linguística e Filosofia cognitivas e da Neurociência, respectivamente, relaciona algumas metáforas dualistas à dança e questiona-as ao apontar dois exemplos de obras da criadora Dani Lima. Como desenho metodológico é utilizada uma abordagem qualitativa, que do ponto de vista de seus objetivos é exploratória, pois se fundamenta em pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O estudo de caso se dedica aos trabalhos Dentro-fora (2002) e Falam as partes do todo? (2003) de Dani Lima. A relevância desta pesquisa está em apontar como os modos nos quais o corpo vem sendo identificado, por metáforas dualistas de demarcação, influenciaram e influenciam a dança. E visa levantar possibilidades de a dança repensar essas metáforas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Metáforas dualistas | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Expressividade | pt_BR |
dc.subject | Dani Lima | pt_BR |
dc.title | METÁFORAS DUALISTAS DE DEMARCAÇÃO DO CORPO NA DANÇA: COMO MOTE EXPRESSIVO E POSSIBILIDADES DE REPENSÁ-LAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nunes, Sandra | - |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO- CHARLENE Simão.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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