Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19451
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sobre o eu em nós: Performance autobiográfica em percursos de experiências
Autor(es): Ramos, Marina Souza
Autor(es): Ramos, Marina Souza
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma reflexão sobre a criação em performance autobiográfica em percursos de experiências a partir da memória pessoal e coletiva. O trabalho é pautado na trajetória artística da autora desde os tempos de escola, aos processos criativos como artista em teatro e performance, relacionando a fundamentação teórica com as vivências da pesquisadora a partir de uma escrita performática. Tal escrita revela ao leitor (a) a metodologia que fundamenta a pesquisa pela experiência, a partir das histórias, lembranças e fatos pessoais do trabalho da artista e docente. Também refletir sobre os estudos da performance, valor da experiência e memória como caminho para consciência corporal a partir do outro. A partir disso, o trabalho revela também duas experiências de estágio curricular obrigatório do quinto e sexto semestre (V e VI Módulo) onde é descrito sutilmente o processo criativo colaborativo das oficinas, tendo como objetivo mostrar a trajetória e resultado de se trabalhar com material autobiográfico na criação da performance. Dessa forma é apresentada também a adaptação e transformação de jogos e exercícios vivenciados pela autora anteriormente. Por isso, neste trabalho recorre-se a pensamentos sobre estudos da performance, memória, pedagogia teatral, experiência e escrita performática, promovendo possíveis questionamentos, possibilidades e reflexões acerca da prática, além de envolver o leitor (a) às lembranças da autora.
Palavras-chave: Performance
Memória
Experiência
Subjetividade
Transformação
CNPq: Teatro e Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19451
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SOBRE O EU EM NÓS_PERFORMANCE AUTOBIOGRÁFICA EM PERCURSOS DE EXPERIÊNCIAS_MARINA SOUZA RAMOS[1].pdf10,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.