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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Borsatto, Mabile | - |
dc.creator | Borsatto, Mabile | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T23:16:15Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T23:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19373 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasce da percepção de que há comportamentos e espaços cristalizados na dança que se distanciam dos processos de ensino e aprendizagem pela experiência. Acredita-se, então, que os modos onde há hierarquia centralizadora de poder, mecanismos de dominação e estruturas sólidas e pouco flexíveis nas relações de ensino e aprendizagem, sobrepondo a experiência, podem ser subvertidos pela ambivalência, ambiguidade, incerteza e pela complexidade, uma vez que as mesmas operam contemplando a diferença como experiência singular de cada corpo. Ao procurar pela mobilidade e flexibilidade de distintos modos de fazer e solucionar do corpo nos processos de ensino e aprendizagem, bem como pela promoção do entrelaçamento entre perspectivas de diferentes sujeitos e diferentes contextos, busca-se a realização da dança como um espaço de percepções híbridas capaz de inventar, transformar, aprimorar, ampliar sentidos e mover contextos. Nesse sentido, percebe-se que as experiências não se reduzem, nem se simplificam, mas geram uma nova tessitura entre o conhecido e o desconhecido, entre o convencional e o inovador, entre a ordem e a desordem. A possibilidade de situar a ambivalência, a ambiguidade, a incerteza e o inacabamento como condições de existência da complexidade, atuam como um sinal de reconhecimento para a construção de lógicas de conduta e operacionalidades em dança, e incidem como princípios norteadores da auto-observação e do autoconhecimento e permite que outros modos de ensinar e aprender sejam inventados. Essa inquietação traz a percepção de que o conhecimento é feito de trocas e, que, portanto, não é causal e nem linear. O conhecimento, nessa perspectiva, ocorre na percepção das urgências do momento, pelas correlações possíveis e por ações transgressoras, ousadas e não determinadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Transgressão | pt_BR |
dc.subject | Ousadia | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem como processos emancipatórios em dança: uma ode ao fim dos modelos e formalismos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ferreira, Maíra Costa | - |
dc.contributor.referees | Andréa, Bertoldi | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANÇA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Mabile Borsatto.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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