Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.contributor.authorFreitas, Patrícia Ponte de-
dc.creatorFreitas, Patrícia Ponte de-
dc.date.accessioned2016-06-03T20:59:45Z-
dc.date.available2016-06-03T20:59:45Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19362-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as ações dos agentes públicos e privados e da sociedade civil nas questões referentes ao transporte coletivo de Salvador – Ba. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o território usado, proposto por Santos (1999), a partir do qual averíguam-se as ações dos diferentes atores do território, sob o ângulo dos aconteceres homólogos, complementares e hierárquicos, que dão origem as verticalidades e horizontalidades do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados são constituídos de entrevista com diversos grupos envolvidos com o tema, como técnicos dos órgãos municipais de gestão do transporte, promotores públicos, representantes dos movimentos estudantis, das associações de bairro entre outros. Através da análise do planejamento de transportes em Salvador e das recentes decisões neste âmbito, assim como das manifestações sociais reivindicativas por transporte público – com destaque para o movimento conhecido como a “Revolta do Busu”, ocorrido em 2003 –, procura-se mostrar que, antes da técnica, são as relações políticas que de fato influenciam os processos decisórios no setor de transporte.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work seeks to analyze the actions of public and private agents, as well as civil society, in the questions related to public transports in Salvador (Bahia/Brazil). Therefore, it was used as theoretical reference the concept of “used territory”, created by Santos (1999), from which we apprehend the actions from different actors of the territory, under the perspective of homologous, complementary and hierarchical events which originates vertical and horizontal space. The methodological procedures used were interviews with several groups involved with the theme, as government officials from transport management in town, public prosecutors, representatives from student’s movements, neighborhood associations, etc. Through the analyzes of transport planning in Salvador and of recent decisions in this field, as well as social movements related to public transports – the main example was the manifestation known as “Bus revolt”, in 2003 – we seek to show that, more than the technique, the political relationships really influence the process of decision in the transport area. Key words: public transport, vertical space, horizontal space, civil societypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectVerticalidadespt_BR
dc.subjectHorizontalidadespt_BR
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.titleAs verticalidades e as horizontalidades do transporte público de Salvador-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGermani, Guiomar Inês-
dc.contributor.refereesDelgado, Juan Pedro Moreno-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Ponte de Freitas.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.