Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brunet, Karla Schuch | - |
dc.contributor.author | Dell'Orto, Pedro Marques | - |
dc.creator | Dell'Orto, Pedro Marques | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T20:05:16Z | - |
dc.date.available | 2016-05-25T20:05:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-25 | - |
dc.date.submitted | 2016-01-21 | - |
dc.identifier.issn | 791.43 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19297 | - |
dc.description.abstract | A partir dos debates sobre a extinção - ou expansão - das técnicas tradicionais do filme, o conceito de cinema foi exposto à uma profunda revisão com o objetivo de inserir a estética dos dispositivos audiovisuais pós-celuloide no repertório da cinematografia. Sobretudo, a televisão, o vídeo e a cibernética. Uma vez que a película deixou de ser considerada o único suporte de impressão de imagens em movimento, o suposto nascimento oficial da cinematografia – relativo à invenção dos irmãos Lumière – demonstra que a história do cinema oculta fascinantes mídias ancestrais capazes de iludir os sentidos para gerar projeções de imagens em movimento: desde os pintores paleolíticos, que, através da luz do fogo, projetaram narrativas audiovisuais nas imensas paredes de pedras em locais escuros das cavernas, até o final do século XIX - quando os Lumières e Thomas Edison entraram em cena. Neste vasto período histórico, anterior à industrialização do cinema, a criação dos suportes cinematográficos era uma atividade abundante e dispersa, portanto, possuía um caráter experimental e era realizada por inventores autônomos. Este modo ancestral de produção de mídias é oposto ao atual modelo industrial, imposto pelas oligarquias midiáticas, que operam no sentido da padronização técnica e da obsolescência programada. Entretanto, a necessidade comercial de desestruturar a rígida convenção canônica da sétima arte fortaleceu o surgimento de teorias que dilataram o conceito de “cinema” ao ponto de inserir as tecnologias orgânicas no repertório das mídias cinematográficas. Nesta perspectiva, o corpo(mídia) é o proto-cinema, já que se constitui como um suporte técnico de transmissão e armazenamento de dados, por onde todas as mensagens fotossensíveis atravessam e são traduzidas a partir dos sinais físico-químicos. Ou seja, o cinema se refere à uma sensação, um efeito estético e não à um dispositivo de comunicação emissor que é apenas potência sem o leitor. Neste contexto, esta pesquisa reflete acerca do ‘nascimento’ e da ‘morte’ do cinema, sob a ótica dos estudos de arqueologia da mídia e da proposta estética pós-mídia. Tal abordagem teórica, permite realizar uma análise diacrônica sincrônica, que compreende o tempo de forma mágica, na qual o passado é considerado um conjunto de possibilidades para o futuro e não uma série de artefatos obsoletos. Neste sentido, a análise arqueológica do cinema considera a coexistência dos diferentes tempos e verifica o funcionamento técnico e estético das tecnologias contemporâneas em constante diálogo com as variadas escritas cinemáticas dos fascinantes mundos de mídias ancestrais em busca dos futuros esquecidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Pós-mídia | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia da mídia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Cibernética | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.subject | Hibridização | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Arqueologia da mídia na era pós-mídia: o ‘nascimento’ e a ‘morte’ do cinema | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Edilene Dias | - |
dc.contributor.referees | Silva, Regina Lucia Gomes Souza e | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cinema | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA)
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