Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrunet, Karla Schuch-
dc.contributor.authorDell'Orto, Pedro Marques-
dc.creatorDell'Orto, Pedro Marques-
dc.date.accessioned2016-05-25T20:05:16Z-
dc.date.available2016-05-25T20:05:16Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.date.submitted2016-01-21-
dc.identifier.issn791.43-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19297-
dc.description.abstractA partir dos debates sobre a extinção - ou expansão - das técnicas tradicionais do filme, o conceito de cinema foi exposto à uma profunda revisão com o objetivo de inserir a estética dos dispositivos audiovisuais pós-celuloide no repertório da cinematografia. Sobretudo, a televisão, o vídeo e a cibernética. Uma vez que a película deixou de ser considerada o único suporte de impressão de imagens em movimento, o suposto nascimento oficial da cinematografia – relativo à invenção dos irmãos Lumière – demonstra que a história do cinema oculta fascinantes mídias ancestrais capazes de iludir os sentidos para gerar projeções de imagens em movimento: desde os pintores paleolíticos, que, através da luz do fogo, projetaram narrativas audiovisuais nas imensas paredes de pedras em locais escuros das cavernas, até o final do século XIX - quando os Lumières e Thomas Edison entraram em cena. Neste vasto período histórico, anterior à industrialização do cinema, a criação dos suportes cinematográficos era uma atividade abundante e dispersa, portanto, possuía um caráter experimental e era realizada por inventores autônomos. Este modo ancestral de produção de mídias é oposto ao atual modelo industrial, imposto pelas oligarquias midiáticas, que operam no sentido da padronização técnica e da obsolescência programada. Entretanto, a necessidade comercial de desestruturar a rígida convenção canônica da sétima arte fortaleceu o surgimento de teorias que dilataram o conceito de “cinema” ao ponto de inserir as tecnologias orgânicas no repertório das mídias cinematográficas. Nesta perspectiva, o corpo(mídia) é o proto-cinema, já que se constitui como um suporte técnico de transmissão e armazenamento de dados, por onde todas as mensagens fotossensíveis atravessam e são traduzidas a partir dos sinais físico-químicos. Ou seja, o cinema se refere à uma sensação, um efeito estético e não à um dispositivo de comunicação emissor que é apenas potência sem o leitor. Neste contexto, esta pesquisa reflete acerca do ‘nascimento’ e da ‘morte’ do cinema, sob a ótica dos estudos de arqueologia da mídia e da proposta estética pós-mídia. Tal abordagem teórica, permite realizar uma análise diacrônica sincrônica, que compreende o tempo de forma mágica, na qual o passado é considerado um conjunto de possibilidades para o futuro e não uma série de artefatos obsoletos. Neste sentido, a análise arqueológica do cinema considera a coexistência dos diferentes tempos e verifica o funcionamento técnico e estético das tecnologias contemporâneas em constante diálogo com as variadas escritas cinemáticas dos fascinantes mundos de mídias ancestrais em busca dos futuros esquecidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPós-mídiapt_BR
dc.subjectArqueologia da mídiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCibernéticapt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectHibridizaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleArqueologia da mídia na era pós-mídia: o ‘nascimento’ e a ‘morte’ do cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Edilene Dias-
dc.contributor.refereesSilva, Regina Lucia Gomes Souza e-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC)pt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_pedrodellorto_web.pdf10,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.