Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Lígia Amparo da Silva | - |
dc.contributor.author | Ramos, Flavia Pascoal | - |
dc.creator | Ramos, Flavia Pascoal | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T14:59:41Z | - |
dc.date.available | 2016-05-04T14:59:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2015-03-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19067 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo compreender as acepções que os nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atribuem à educação alimentar e nutricional em um município brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória que utilizou como técnica de produção de dados entrevistassemiestruturadascom os nutricionistas do Programa, associada à observação participante, além de documentos – projetos e materiais educativos disponibilizados pela equipe. O presente trabalho originou dois artigos. O primeiro teve como objetivo discutir o lugar da EAN na dinâmica cotidiana do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como principais resultados, destaca-se que as ações de EAN estão presentes no PNAE no município estudado, todavia, observa-se a ausência de articulação com o setor pedagógico para planejamento das atividades e sua inserção no currículo escolar, bem como a inexistência de parcerias efetivas para planejar e executar as ações. Nota-se também a predominância do conceito de prevenção de doenças e da abordagem tradicional da educação no planejamento das ações.O segundo artigo objetivou descrever e analisar como são desenvolvidas ações de educação alimentar e nutricional pelos nutricionistas no âmbito do PNAE em um município brasileiro. Os principais resultados deste artigo apontam que as ações são desenvolvidas através de palestras, atividades lúdicas (teatro de fantoches) e conversas. Quanto aos temas, destaca-se alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). De forma geral, se configuram em abordagens baseadas na perspectiva tradicional da educação com tentativas de inovação e em uma concepção ainda restrita da alimentação e nutrição. De modo geral, pode-se concluir que as ações de EAN são frequentemente desenvolvidas no município estudado, embora não haja articulações intersetoriais e interdisciplinar solidificadas, em torno das ações. Soma-se a isso que as estratégias educativas são desenvolvidas tendo como base a perspectiva tradicional da educação. Conclui-se, por fim, que formações em EAN envolvendo toda comunidade escolar podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do PNAE bem como para ampliação da compreensão do tema da alimentação e nutrição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Nutricionistas | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Acepções e Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no Âmbito Escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Lígia Amparo da Silva | - |
dc.contributor.referees | Santos, Sandra Maria Chaves dos | - |
dc.contributor.referees | Soares, Micheli Dantas | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares | - |
dc.publisher.departament | Escola de Nutrição | pt_BR |
dc.publisher.program | em Alimentos, Nutrição e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGANS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Nut_ Flavia Pascoal Ramos.pdf | 645,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.