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dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorVasconcelos, Ana Araújo de-
dc.creatorVasconcelos, Ana Araújo de-
dc.date.accessioned2016-03-22T19:20:17Z-
dc.date.available2016-03-22T19:20:17Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.date.submitted2014-10-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18759-
dc.description.abstractA presente dissertação se propôs a indicar caminhos possíveis, aos gestores de municípios de pequeno porte, para integrar educação básica ao desenvolvimento local. A metodologia utilizada foi casos de ensino que permite o pesquisador transformar situações reais da administração pública em narrativas a fim de ampliar o conhecimento de estudantes de gestão fomentando assim a capacidade e criatividade para resolver problemas do setor público. O trabalho apresenta como tema central a capacidade da educação integral em desenvolver o ser humano em todas suas dimensões e assim contribuir para o desenvolvimento do seu território a partir da implantação de um currículo integrado às especificidades locais e cuidadosamente estruturado para este fim. A base teórica está ancorada no legado de Jonh Dewey, filósofo norte-americano, orientador de Anísio Teixeira, mentor intelectual da Escola Nova, defensor da escola enquanto ambiente de prática da vida social. A pesquisa deu-se em dois municípios de realidades distintas, um município baiano de nome fictício Xaperé e outro (real) do estado do Ceará de nome Eusébio. O produto deste trabalho, a Tecnologia de Gestão Social – TGS, é uma publicação que reúne estratégias para implantação e implementação da Educação Integrada ao Desenvolvimento Local – EIDL direcionada aos gestores municipais que desejam impulsionar o desenvolvimento e acreditam que a educação é uma ferramenta de transformação social. This dissertation proposes to indicate possible paths, the managers of small municipalities to integrate basic education to local development. The methodology was teaching cases that allows the researcher to transform real situations of public administration in narratives in order to expand knowledge of management students thus fostering creativity and ability to solve public sector problems. The paper presents as its central theme the ability of comprehensive education to develop the human being in all its dimensions and thus contribute to the development of its territory from the implementation of an integrated local and carefully structured curriculum for this specific purpose. The theoretical basis is rooted in the legacy of John Dewey, American philosopher, advisor Teixeira, mastermind of the New School, defender of the school while the practice of social living environment. The research took place in two cities of different realities, a bahian city of fictitious name Xaperé and other (real) state of Ceará Eusébio name. The product of this work, the Social Management of Technology - TGS, is a publication that brings together strategies for deployment and implementation of the Integrated Education Local Development - EIDL directed to municipal managers who want to boost development and believe that education is a tool for transforming social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão municipalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectMunicipal managementpt_BR
dc.subjectIntegrated educationpt_BR
dc.subjectLocal developmentpt_BR
dc.titleEducação integrada ao desenvolvimento local: possibilidades e desafios para a gestão municipalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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