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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPepe, Iuri Muniz-
dc.contributor.authorRibeiro, Murilo Plínio Nogueira-
dc.creatorRibeiro, Murilo Plínio Nogueira-
dc.date.accessioned2016-03-15T18:01:12Z-
dc.date.available2016-03-15T18:01:12Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.date.submitted2010-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18736-
dc.description.abstractEstudos mostram que a taxa de crescimento da demanda por sensores automotivos já é duas vezes maior que a taxa de crescimento da produção de veículo. Em 2002 o número médio de sensores instalados em um veículo era de 24, em 2007 estimava-se 40 e espera-se que em 2013 este número chegue a 70. De qualquer forma, em 2008, um veiculo de luxo já possuía mais de 100 sensores instalados dando suporte aos diversos sistemas inteligentes. Um destes sistemas, lançado em 2002, é o AFS (Adaptive Front-Lighting System). Os AFSs são sistemas que atuam nas luzes dianteiras de veículos direcionando seu facho de luz. O sistema verifica informações de velocidade e esterçamento das rodas e controla a distribuição e direção da iluminação de acordo com a necessidade do condutor. Assim como ocorre com outros lançamentos, há uma tendência que este produto seja lançado também como acessório, podendo ser montado fora das linhas de montagem. Entretanto, os sensores de esterçamento das rodas hoje disponíveis no mercado são específicos e instalados junto à barra de direção, dificultado tal flexibilidade. Existe uma demanda por sensores de esterçamento adaptável a diferentes veículos. Neste trabalho são aplicados conceitos de sensoriamento de referencial magnético através de micromáquinas ou sistemas microeletrônicos montados em chips (MENS Microelectromechanical Systems) juntamente com tecnologia de comunicação sem-fio no desenvolvimento de um sensor automotivo de esterçamento das rodas, adaptável a qualquer veículo, sem que sejam necessárias alterações nos desenhos do interior deste ou interferir de modo impactante na produtividade ou no custo das linhas de montagem automobilística, possibilitando a instalação de AFSs como acessórios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação sem fiopt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectMicroeletrônicapt_BR
dc.titleSensor de direção veicular sem-fio para sistemas de iluminação inteligente em automóveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPepe, Iuri Muniz-
dc.contributor.refereesSiva, Flavio Morais de Assis-
dc.contributor.refereesBuck, Thomas de Araujo-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia. Escola Politécnica/Instituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programMecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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