Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18596
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre a (não) perenidade nos museus: a documentação e a aquisição de obras nos Salões de Arte da Bahia
Autor(es): Silva, Anna Paula da
Autor(es): Silva, Anna Paula da
Abstract: Esta dissertação tem como tema a documentação museológica, cujo objeto de estudo são obras de arte contemporânea com características efêmeras e imateriais adquiridas nos Salões de Arte da Bahia, ocorridos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Os documentos analisados sobre as obras e a documentação da instituição são: os projetos de artistas; os catálogos institucionais; os catálogos dos quinzes Salões de Arte da Bahia; a documentação referente às três obras consideradas efêmeras pelo museu. A pesquisa estabelece uma discussão sobre: as teorias da Museologia; o museu e a documentação museológica; o processamento da documentação realizada pela instituição pesquisada; a arte contemporânea que questiona o museu como legitimador das artes; os salões como lugares de renovação, apresentação e aquisição de obras. Fazemos reflexões do museu como uma instituição que produz e desenvolve pesquisa, compreendendo esse espaço como lugar de memória, que propaga (re)significações sobre patrimônios em dimensões tangíveis e intangíveis, e o ato de documentar como produção de conhecimento. Também estão presentes, nesta dissertação: análises dos catálogos institucionais, principalmente dos catálogos dos quinze Salões, que são indícios sobre as escolhas e as exclusões dos prêmios-aquisições; a poética dos artistas; a institucionalização; as possibilidades da documentação e da (re)construção das obras; o histórico do MAM-BA; questionamentos a respeito da duração – a (não)perenidade da produção artística contemporânea no museu. A dissertação concretizou-se por meio de: referenciais teóricos; documentos encontrados no mapeamento sobre a documentação do MAM-BA; disciplinas cursadas no Programa de Pós-Graduação em Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos; reuniões de orientação; contato com o Núcleo de Museologia do MAM-BA. Na pesquisa de campo, realizamos registros fotográficos dos projetos de artistas, das fichas catalográficas, dos documentos referentes às obras efêmeras e também entrevistamos os museólogos do Núcleo. Compreendemos in situ a realidade da instituição com suas (in)adequações e as possibilidades processuais da documentação, como também a abertura terminológica e crítica da arte contemporânea no museu e em seu acervo.
Palavras-chave: Documentação Museológica
Museu de Arte Moderna da Bahia
Obras efêmeras
Arte Contemporânea
Perenidade
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18596
Data do documento: 11-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.