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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Anna Paula da | - |
dc.creator | Silva, Anna Paula da | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-11T21:30:51Z | - |
dc.date.available | 2016-02-11T21:30:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18596 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema a documentação museológica, cujo objeto de estudo são obras de arte contemporânea com características efêmeras e imateriais adquiridas nos Salões de Arte da Bahia, ocorridos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Os documentos analisados sobre as obras e a documentação da instituição são: os projetos de artistas; os catálogos institucionais; os catálogos dos quinzes Salões de Arte da Bahia; a documentação referente às três obras consideradas efêmeras pelo museu. A pesquisa estabelece uma discussão sobre: as teorias da Museologia; o museu e a documentação museológica; o processamento da documentação realizada pela instituição pesquisada; a arte contemporânea que questiona o museu como legitimador das artes; os salões como lugares de renovação, apresentação e aquisição de obras. Fazemos reflexões do museu como uma instituição que produz e desenvolve pesquisa, compreendendo esse espaço como lugar de memória, que propaga (re)significações sobre patrimônios em dimensões tangíveis e intangíveis, e o ato de documentar como produção de conhecimento. Também estão presentes, nesta dissertação: análises dos catálogos institucionais, principalmente dos catálogos dos quinze Salões, que são indícios sobre as escolhas e as exclusões dos prêmios-aquisições; a poética dos artistas; a institucionalização; as possibilidades da documentação e da (re)construção das obras; o histórico do MAM-BA; questionamentos a respeito da duração – a (não)perenidade da produção artística contemporânea no museu. A dissertação concretizou-se por meio de: referenciais teóricos; documentos encontrados no mapeamento sobre a documentação do MAM-BA; disciplinas cursadas no Programa de Pós-Graduação em Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos; reuniões de orientação; contato com o Núcleo de Museologia do MAM-BA. Na pesquisa de campo, realizamos registros fotográficos dos projetos de artistas, das fichas catalográficas, dos documentos referentes às obras efêmeras e também entrevistamos os museólogos do Núcleo. Compreendemos in situ a realidade da instituição com suas (in)adequações e as possibilidades processuais da documentação, como também a abertura terminológica e crítica da arte contemporânea no museu e em seu acervo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentação Museológica | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Moderna da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Obras efêmeras | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Perenidade | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a (não) perenidade nos museus: a documentação e a aquisição de obras nos Salões de Arte da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUSEU) |
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