Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoccia, Leonardo Vincenzo-
dc.contributor.authorLobão, Josiane Cristina da Silva-
dc.creatorLobão, Josiane Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2016-01-29T17:38:09Z-
dc.date.available2016-01-29T17:38:09Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.date.submitted2015-11-19-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18564-
dc.description.abstractO gasto público sempre foi um tema polêmico na sociedade brasileira. Dentre as suas mais variadas formas, temos o dispêndio de recursos financeiros realizados ao se adquirir bens e contratar serviços na instituição pública. Ao realizar uma compra, os órgãos públicos o fazem em obediência aos diversos diplomas legais vigentes, aos ritos normativos, ao modelo de gestão da administração pública e a todos outros fatores que interna e externamente se apresentam como influência ao ambiente institucional. Esta pesquisa analisa como alguns fatores da cultura e do contexto organizacional influenciam a gestão das compras da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foi utilizado o método do Estudo de Caso, com a análise de documentos, de dados de entrevistas e da observação direta. Deste modo, foi possível compreender que, além de todo ordenamento jurídico que direciona uma instituição pública, fatores internos e externos do contexto organizacional afetam o desempenho das compras, estando o planejamento institucional como questão que merece especial atenção por parte dos gestores.pt_BR
dc.description.abstractPublic spending has always been a controversial subject in Brazilian society. Among its variety of forms, the most common kind of expenditure of public funds are the ones related to the acquisition of goods and contract of services in the public institution. When a purchase is accomplished, public offices must obey various legal instruments and specific rules, and follow the public administrative management model as well as all internal and external factors that may influence the institutional environment. This research analyses how the cultural and organizational context influence purchasing management at Universidade Federal da Bahia. On this project it was used the Study Case Method with documental analyses, interview data and straight observation. Thus, it was possible to understand that beyond the legal system that rules a public institution, internal and external factors of the organizational context affect the purchasing performance, showing that the institutional planning deserves special attention from public managers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectAdministração Pública Gerencialpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleA Influência do contexto orgaizacional no desempenho das compras públicas na UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Warli-
dc.contributor.refereesAlmeida, Carla-
dc.contributor.refereesAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiencias Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JOSIANE LOBÃO.pdf826,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.