Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18514
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Luiz Cláudio Cajaíba | - |
dc.contributor.author | Lopes Junior, José Maria | - |
dc.creator | Lopes Junior, José Maria | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T11:29:32Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T11:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18514 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi registrar e analisar os processos de ensino-aprendizagem de teatro com indígenas de Rondônia, que articulassem jogos e práticas teatrais a partir de seus próprios mitos. A pesquisa-ação foi realizada com indígenas do Curso de Formação de Professores Indígenas do Projeto Açaí II – curso de magistério indígena, na disciplina de Artes com duração de 8 (oito) etapas distribuídas entre os anos 2009 a 2014. O curso abrangeu 157(cento e cinqüenta e sete) indígenas de 34 (trinta e quatro) etnias diferentes de Rondônia, divididos em 5 (cinco) turmas de 30 (trinta) estudantes aproximadamente. Pretendeu-se, especificamente, criar, descrever e avaliar uma proposta metodológica a partir dos processos de ensino experimentados em diálogo com o contexto indígena trabalhado, a que se chamou de mito-drama. Ou seja, uma proposta de ensino-aprendizagem de teatro que buscou sustentação/inspiração nos mitos. A partir das narrativas de autoria indígena das diversas etnias participantes foi possível buscar a teatralidade dentro do próprio mito – improvisação, jogos teatrais, dança, música e dramatizações -, e assim criar estratégias pedagógicas para que os alunos e as alunas, ora como cursistas ora como futuros docentes, pudessem atuar em suas aldeias com o teatro no contexto da educação intercultural. O estudo teve como eixo estruturante as diferentes abordagens da pedagogia do teatro e seus desdobramentos, diálogos e atualizações tendo a educação escolar indígena, específica e diferenciada como ponto de partida. Esta tese é uma pesquisa-ação educacional baseada em arte – a/r/tografia (IRWIN, 2013) fruto de uma reflexão docente a posteriori do autor e, portanto, foi pautada no discurso e relatos da memória, anotações, planos de aula, protocolos, atividades, filmagem e fotos relativos ao período das aulas ministradas. Os conceitos que permearam a pesquisa foram: Educação Intercultural Indígena, ensino/aprendizagem de teatro na perspectiva intercultural, teatralização da narrativa mítica, o drama como método de ensino, improvisação e jogos teatrais para indígenas, o teatro do oprimido e pedagogia do oprimido. Deram suporte ao estudo crítico desses tópicos, as concepções e reflexões discutidas por Arão Santana, Narciso Telles, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela, Beatriz Cabral, Maria Lúcia Pupo, Augusto Boal e Paulo Freire entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia teatral | pt_BR |
dc.subject | Mitos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.title | Mito-drama: processos de ensino e aprendizagem de teatro com indígenas de Rondônia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Dal Gallo, Fábio | - |
dc.contributor.referees | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.contributor.referees | Barra, Cynthia de Cássia Santos | - |
dc.contributor.referees | Neves, Josélia Gomes | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro e Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Appears in Collections: | Tese (PPGAC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mito-drama tese final.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.