Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Flávia Goulart Mota Garcia-
dc.contributor.authorSantos, Jucélia de Oliveira-
dc.creatorSantos, Jucélia de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-11-30T17:17:24Z-
dc.date.available2015-11-30T17:17:24Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.date.submitted2015-04-29-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18307-
dc.description.abstractTrata-se de um estudo para identificar as habilidades dos estudantes ingressos nos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Nutrição, quanto ao uso das fontes de acesso à informação bibliográfica disponíveis nas bases de dados especializadas na área de saúde e ciências afins, mediante o suporte das TIC, mediadas pelo bibliotecário da Seção de Referência Biblioteca Universitária de Saúde Álvaro Rubim de Pinho (BUS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Portanto, este estudo avaliou como acontecem, nesse espaço, o processo de aprendizagem, a construção do conhecimento e a contribuição desse ambiente para a formação do estudante pesquisador. Avalia-se, de um lado, se há progresso dos estudantes, a partir da intermediação dos (as) bibliotecários (as) quanto ao domínio das ferramentas disponíveis, e, do outro, se os docentes vinculados aos respectivos cursos estimulam os estudantes na utilização dos serviços informacionais da BUS. Buscou-se, também, identificar os fatores que podem interferir na atuação dos bibliotecários como mediadores na aplicação das práticas educativas. É um estudo de caso, contextualizado com revisão em literatura pertinente, fundamentada em estudos de especialistas na área da Ciência da Informação e áreas afins, com vistas a argumentar sobre a importância dos treinamentos de formação dos estudantes para uso dos serviços e recursos informacionais no percurso acadêmico. São focalizados conceitos de Bibliotecas Universitárias, a trajetória da Biblioteca de Saúde da UFBA, a mediação do bibliotecário na perspectiva de incentivar o acesso e uso dos serviços concernentes a fontes de informação especializadas na área de saúde, bem como a internalização, pelos estudantes, das práticas de pesquisas bibliográficas refinadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe study intends to identify the habilities of the students enrolled in the graduation courses of Medicine, Nursing and Nutrition in the using of bibliographic information sources that are available in the specialized database of the area of Health and related sciences, through the support of TIC, mediated by the librarian of the Section of Reference at the University Library of Health Sciences Alvaro Rubim de Pinho (BUS), of the Federal University of Bahia (UFBA). Therefore, this study analyzed the process of learning and the construction of knowledge in that space, as well as its contribution in the development of the researcher student. On one hand, it is evaluated the possibility of progress among students from the intermediation of librarians concerning the knowledge of the tools available. On the other, it is analyzed if the professors of the respective courses encourage the students to use BUS's information services. The study also intended to identify the factors that could possibly interfere in the actuation of librarians as mediators in the application of educational practices. It's a case study contextualized with review in relevant literature, grounded in studies from specialists in Computer Science and related areas, with the purpose of debating about the importance of the development training of students to the use of information services and tools during their academic journey. The study focuses on concepts of University Libraries, the trajectory of UFBA's Health Library, the mediator role of the librarian in the perspective of encouraging the access and the use of services concerning souces of information specialized in the area of Health, as well as the understanding of the practices of refined bibliographic researches by the studentspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitária de Saúde Álvaro Rubim de Pinhopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.titleA Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA: espaço de formação para estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.refereesNeves, Barbara Coelho-
dc.contributor.refereesLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.refereesSilveira, Olívia Maria Costa-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade - PPGEISUpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jucelia Santos.pdfTexto da dissertação1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXOS JUCELIA.pdf.zippdf25,81 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.