Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18275
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formar para atuar: perfil dos cursos da licenciatura em teatro da UFBA e dos estudos artísticos na UC.
Autor(es): Marinho, Arlane Gomes
Autor(es): Marinho, Arlane Gomes
Abstract: Esse Trabalho de Conclusão de Curso explana sobre a formação do estudante de nível superior em teatro a partir da análise do perfil dos cursos de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da graduação em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra (UC). O objetivo geral aqui é analisar como se procede a formação em teatro no ensino superior deste aluno híbrido, que participou do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), dos currículos e das estruturas dos cursos sob o aspecto das disciplinas com conteúdos teatrais específicos, percebendo como influenciaram a formação do futuro diplomado em ambos os currículos. O critério de relevância para a escolha destes cursos para realização da pesquisa, aconteceu pelo fato de participar como discente em ambos. Parto da hipótese de que na vida profissional do sujeito que estuda teatro em contextos educacionais distintos, haverá resquícios predominantes dessa experiência. Esse estudo se faz importante na medida em que contribuiu para analisar a estrutura do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA e dos Estudos Artísticos da UC com atenção especial as disciplinas que possuem conteúdos específicos da área teatral; além de permitir evidenciar as influências do Tratado de Bolonha no Ensino Superior Brasileiro. Vale salientar, que esse trabalho também é útil para analisar o desenvolvimento dos discentes oriundos do PLI. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário uma análise documental sobre o Ensino Superior no Brasil e o Tratado de Bolonha, além do estudo sobre o currículo modular do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA do ano de 2004 e da graduação em Estudos Artísticos da UC e as considerações sobre o perfil do egresso. Caracterizando desta forma uma pesquisa qualitativa, baseada predominantemente em análise documental e revisões bibliográficas. As principais referências utilizadas foram: Projeto do Currículo Modular do curso de Licenciatura em Teatro do ano de 2004, a dissertação de Mestrado de Cecília Accioly, intitulada “Territorialidades e Saberes Locais: estratégias para uma construção identitária das artes cênicas da Universidade Federal da Bahia” e o livro “O processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores portugueses” com organização de José Paulo Serralheiro. Concluo que o perfil dos cursos analisados ao longo desse trabalho são distintos, pois seus objetivos para os alunos possuem características diferentes, afinal essas licenciaturas foram planejadas em momentos, espaço geográfico, realidade cultural, política e econômica distintas e distantes.
Palavras-chave: Formação em teatro; ensino superior, currículo, perfil dos cursos.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18275
Data do documento: 24-Nov-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Arlane Marinho.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.