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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomenici, Eloisa Leite-
dc.contributor.authorSamapaio, Verônica-
dc.creatorSamapaio, Verônica-
dc.date.accessioned2015-11-09T11:34:02Z-
dc.date.available2015-11-09T11:34:02Z-
dc.date.issued2015-11-09-
dc.date.submitted2012-02-06-
dc.identifier.issnDISSERTAÇÃO-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18197-
dc.description.abstractA tentativa de estabelecer diálogo entre a dança cênica e as chamadas danças populares no Brasil não é um fenômeno atual e está presente, pelo menos, desde o início do século XIX. Esta dissertação analisa os processos de criação de duas obras-solo autorais: a primeira é Bom de quebrar, selecionada pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança/Itaú Cultural 2006–2007, dentre outras premiações; a segunda é iN_vertido, criada em 2009 e selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação 2008–9. As obras tiveram como questão provocadora o diálogo com corporalidades locais do estado da Bahia, em especial a capoeira angola. Subsidiam esta análise os autores que discutem o problema das epistemologias para a América Latina, sugerindo que os objetos locais da cultura são pouco apreensíveis pelo pensamento clássico e requerem um pensamento mestiço. Ao analisar os processos de criação dessas obras, destacamos algumas questões levantadas pelos teóricos da mestiçagem, tais como a dissolução de fronteiras e o entrecruzamento cultural e discutimos como podem ser tratadas no âmbito específico da criação em dança. Observamos que o encontro de diferentes corporalidades resultou na emergência de materiais e procedimentos bastante específicos para os processos compositivos em dança. Um dos aspectos mais importantes desse encontro foi o procedimento de modificação de estados tônico-corporais vinculado ao surgimento de metáforas, corroborando os achados de Domenici, 2004. Em sintonia com o pensamento da mestiçagem, propomos a atenção para esse e outros procedimentos com o intuito de contribuir para a reflexão sobre a criação em dança contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança Contemporâneapt_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectCapoeira Angolapt_BR
dc.titleBom de quebrar e in_vertido: experiências de mestiçagem na dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Eusébio-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqARTESpt_BR
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