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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Domenici, Eloisa Leite | - |
dc.contributor.author | Samapaio, Verônica | - |
dc.creator | Samapaio, Verônica | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-09T11:34:02Z | - |
dc.date.available | 2015-11-09T11:34:02Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2012-02-06 | - |
dc.identifier.issn | DISSERTAÇÃO | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18197 | - |
dc.description.abstract | A tentativa de estabelecer diálogo entre a dança cênica e as chamadas danças populares no Brasil não é um fenômeno atual e está presente, pelo menos, desde o início do século XIX. Esta dissertação analisa os processos de criação de duas obras-solo autorais: a primeira é Bom de quebrar, selecionada pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança/Itaú Cultural 2006–2007, dentre outras premiações; a segunda é iN_vertido, criada em 2009 e selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação 2008–9. As obras tiveram como questão provocadora o diálogo com corporalidades locais do estado da Bahia, em especial a capoeira angola. Subsidiam esta análise os autores que discutem o problema das epistemologias para a América Latina, sugerindo que os objetos locais da cultura são pouco apreensíveis pelo pensamento clássico e requerem um pensamento mestiço. Ao analisar os processos de criação dessas obras, destacamos algumas questões levantadas pelos teóricos da mestiçagem, tais como a dissolução de fronteiras e o entrecruzamento cultural e discutimos como podem ser tratadas no âmbito específico da criação em dança. Observamos que o encontro de diferentes corporalidades resultou na emergência de materiais e procedimentos bastante específicos para os processos compositivos em dança. Um dos aspectos mais importantes desse encontro foi o procedimento de modificação de estados tônico-corporais vinculado ao surgimento de metáforas, corroborando os achados de Domenici, 2004. Em sintonia com o pensamento da mestiçagem, propomos a atenção para esse e outros procedimentos com o intuito de contribuir para a reflexão sobre a criação em dança contemporânea. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
dc.title | Bom de quebrar e in_vertido: experiências de mestiçagem na dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Eusébio | - |
dc.contributor.referees | Coutinho, Denise | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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