Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.authorFaria, Iolanda Pinto de-
dc.creatorFaria, Iolanda Pinto de-
dc.date.accessioned2015-10-27T17:44:13Z-
dc.date.available2015-10-27T17:44:13Z-
dc.date.issued2015-10-27-
dc.date.submitted2015-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18173-
dc.description.abstractA política de cotas para ingresso em instituições federais de ensino superior se fundamenta na necessidade de democratizar o acesso a tais instituições. Ocorre que essa política sofreu mudanças quanto aos seus beneficiários, haja vista que surgiu com o caráter exclusivamente racial, com a instituição de cotas raciais para o ingresso de negros e índios na Universidade de Brasília (UnB) e, a partir da Lei n. 12.711/2012, passou a contemplar, também, os aspectos social e econômico. Essa modificação substancial tornou a discussão acerca das políticas de cotas ainda mais complexa. Dois anos depois, em 2014, a Lei n. 12.990 institui a reserva de vagas para negros e pardos em concursos públicos e acendeu a discussão sobre sua aplicação à carreira docente. Com isso, o processo de democratização das universidades federais brasileiras passa a ter duas frentes: uma quanto aos discentes e outra para contemplar os docentes. Estudo de caráter documental e bibliográfico, esse trabalho problematiza os aspectos sobre a constitucionalidade do sistema de cotas implantado nas universidades federais brasileiras pela Lei n. 12.990/2014 e pela Lei n. 12.711/2012 urdindo a direta relação delas com o processo de democratização do ensino superior no Brasil e o acesso de estudantes e professores negros, ameríndios e de origem popular a esse espaço. Com isso, avalia que tais leis estão em conformidade com o ordenamento jurídico e em consonância com a realidade socioeconômica brasileira, a partir da discussão acerca da função social da universidade e da caracterização da educação enquanto direito fundamental. Para obter resultados justos e efetivos, a política pública de reserva de vagas nas universidades federais deve abarcar a complexidade do cenário socioeconômico do país, com o objetivo de contemplar o combate às desigualdades sociais e econômicas, constitutivas da sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe quota policy for entry into federal institutions of higher education is based on the need to democratize access to such institutions. It turns out that this policy has suffered changes as its beneficiaries, given that arose with the exclusively racial character, with racial quotas for blacks and Indians joining the University of Brasilia (UNB) and, from the Law n. 12.711 / 2012, includes also the social and economic aspects. This substantial modification turned up more complex the discussion about quota policies. Two years later, in 2014, the law n. 12.990 establishing the reserve places for blacks and browns in public tenders and sparked discussion of its application to the teaching career. Thus, the process of democratization of Brazilian federal universities will have two fronts: one about the students and other to contemplate teachers. This is a bibliographic and documentary research that aims to criticize and illuminate aspects of constitutionality of the quota system implemented in Brazilian Federal Universities by law n. 12,990 / 2014 and law n. 12,711 / 2012 emerging the direct relationship of them with the democratization of higher education in Brazil and the access of black students and teachers, amerindian and people of popular origin to that space. With this, it evaluates whether these laws are in accordance with the law and in line with the Brazilian socio-economic reality, from the discussion about the social function of the university and the characterization of education as a fundamental right. For fair and effective results, the public policy reservation of vacancies in the federal universities should embrace the complexity of the socio-economic scenario of the country, in order to consider the fight against social and economic inequality, constitutive of Brazilian society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectControle de constitucionalidadept_BR
dc.subjectFunção social da universidadept_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectReserva de cotaspt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.titleO ingresso em instituições federais de ensino superior: um estudo interdisciplinar das cotas para discentes e docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMendes, José Aurivaldo Sacchetta Ramos-
dc.contributor.refereesCarneiro, Ava da Silva Carvalho-
dc.contributor.refereesAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.contributor.refereesRessurreição, Sueli Barros da-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Iolanda_Faria.pdf777,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.