Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, André Luís Mattedi-
dc.contributor.authorSilva, Taís Oliveira da-
dc.creatorSilva, Taís Oliveira da-
dc.date.accessioned2015-10-22T18:03:46Z-
dc.date.available2015-10-22T18:03:46Z-
dc.date.issued2015-10-22-
dc.date.submitted2015-08-21-
dc.identifier.issnCDU 613.8-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18156-
dc.description.abstractEssa dissertação é constituída de dois artigos. O primeiro revisa a literatura sobre o ensino de religião/espiritualidade (R/E) em cursos da área de saúde e sobre as percepções de estudantes, docentes, pacientes e profissionais de saúde sobre a inclusão deste tópico na prática clínica e no ensino, tomando como fonte de informação os trabalhos indexados na base de dados Scopus. Em dezembro de 2014, foi realizada busca, utilizando os termos survey, curriculum, education, graduate training, health education associados a religion, religious, spiritual e spirituality. A amostra final foi composta por 94 artigos. De modo geral, a maioria dos pacientes, profissionais, estudantes e docentes da área de saúde reconhece a necessidade e importância da abordagem da R/E na prática clínica e apoiam o ensino desta temática, entretanto, as instituições de ensino ainda não estão fornecendo treinamento adequado nesse âmbito. Não há consensos sobre os conteúdos a serem ensinados, o formato de inclusão curricular - se de forma transversal ou a partir da implantação de disciplinas obrigatórias ou eletivas - e sobre as estratégias pedagógicas mais eficazes. Faz-se necessário maior investimento na capacitação e treinamento dos docentes das diversas áreas de saúde no que diz respeito ao ensino desta temática. O segundo artigo analisa as percepções dos docentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) sobre as relações entre saúde, religião e espiritualidade e seu ensino. Foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa. A coleta de informações foi feita por meio de entrevistas a 10 docentes do curso, seguindo um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, transcritas e os dados obtidos analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. 70% dos docentes do BIS demostrou não conhecer bem as pesquisas sobre saúde, religião e espiritualidade, não obstante, a maioria deles concorda sobre a importância da dimensão religiosa/espiritual na vida das pessoas e nos processos de adoecimento e cura. Destacam a não preparação dos profissionais de saúde para lidar com essas questões, evidenciando a importância do treinamento nesse âmbito. Apesar disso, divergem quanto à inclusão do tópico R/E no ensino, conteúdos a serem ministrados e formatos de inserção curricular. No BIS, não há inclusão sistemática do tópico R/E. Não foram citadas barreiras ao ensino desta temática no curso, todavia, referem entraves operacionais, como sobrecarga de trabalho, ausência de tempo e interesse. Conclui-se, então, que, a inclusão da temática R/E mostra-se concatenada com os princípios e objetivos pedagógicos do BIS e com as opiniões e crenças de boa parte do seu corpo docente. No entanto, permanece o desafio de ultrapassar os obstáculos operacionais que dificultam tal intento. Palavras-chaves: Religião, Espiritualidade, Ensino, Currículo, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation consists of two articles. The first one reviews the scientific literature about teaching the theme Religion and Spirituality (R/S) in healthcare courses and perceptions of students, teachers, patients and healthcare professionals on the inclusion of this topic in clinical practice and teaching, taking as a source of information the works indexed in the Scopus database. In December 2014, a search was conducted using the survey terms, curriculum, education, graduate training, health education associated with religion, religious, spiritual and spirituality. The final sample consisted of 94 articles. Most patients, professionals, students and professors of healthcare field recognizes the need and importance of the approach to R/S in clinical practice and support teaching of this subject, however, the educational institutions are still not providing adequate training in this area. There is no consensus on the contents to be taught, curriculum inclusion format and on the most effective teaching strategies. It is necessary more investment in training of teachers of different areas of healthcare on this education topic. The second article analyzes the perceptions of teachers at the Interdisciplinary Bachelor’s degree in Health (IBH) on the relationships between health, religion and spirituality and about teaching of this subject. We conducted a qualitative research approach. Data collection was done through interviews with 10 teachers of the course, following a semi-structured script. All interviews were recorded, transcribed and data analyzed according to Bardin's content analysis technique. 70% of IBH teachers demonstrated not be familiar with the research on Health, Religion and Spirituality, however, most of them agree on the importance of religious/spiritual dimension in people's lives and in disease and healing processes. The participants highlighted the inability of healthcare professionals to deal with these issues, stressing the importance of training in this area. Nevertheless, they differ on the inclusion of the topic R/S in teaching, content to be taught and curriculum integration formats. There is no systematic inclusion of the topic R/S in the IBH. No barriers were cited by the teachers about the teaching of R/S in this course, however, they refer operational barriers such as work overload, lack of time and interest. Therefore, the inclusion of thematic R/S is concatenated with the principles and pedagogical objectives of the IBH and the opinions and beliefs of much of its faculty. However, the challenge remains to overcome operational obstacles that hinder such intent. Keywords: Religion, Spirituality, Education, Curriculum, Interdisciplinary Bachelor’s degree in Health.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinar em Saúdept_BR
dc.titleAS RELAÇÕES ENTRE SAÚDE, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO EM CURSOS DE SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Marcus Welby Borges-
dc.contributor.refereesRocha, Marcelo Nunes Dourado-
dc.contributor.refereesMenezes, Tânia Maria de Oliva-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIASpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADEpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FINAL - TAÍS OLIVEIRA DA SILVA - 2015.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.